A Semana do Meio Ambiente em Sergipe não vem acompanhada de boa notícia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o mapa de Fauna Ameaçada de Extinção – Mamíferos, Répteis e Anfíbios. Ao todo são 69 espécies de mamíferos, 20 de répteis e 16 de anfíbios que podem desaparecer. Em Sergipe, nove espécies encontram-se com risco de extinção, entre elas os macacos guigós e as tartaruga-oliva. (Confira lista baixo). Mapa da Fauna (área de Sergipe)
O mapa foi feito segundo levantamento mais recente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O Mapa de Fauna Ameaçada de Extinção do IBGE mostra a distribuição geográfica por Estado desses animais, seus nomes científicos e populares e as categorias de ameaça em que se encontram: alta, média ou baixa.
Dentre as espécies relacionadas, muitas são famosas, o que não impede que seu estado de preservação seja preocupante, ou seja, que estejam, segundo o Ibama, em crítico perigo de extinção. É o caso da baleia-azul, do bugio, do mico-leão-de-cara-preta, do mico-leão-preto, do macaco-prego-de-peito-amarelo, do rato-candango, do peixe-boi-marinho, da jibóia-de-cropan, da jararaca-de-alcatrazes, da tartaruga-de-couro e da perereca-verde, entre outras.
A mais recente lista de animais ameaçados, divulgada pelo Ibama em 2003, reúne ao todo 394 espécies e subespécies (não incluídos os peixes e invertebrados aquáticos); em 1989, eram 220 espécies em perigo, o que significa um incremento de cerca de 80%.
As espécies animais brasileiras são um valioso recurso e um imenso patrimônio natural, cultural e econômico para o país. Mas tanto a devastação da cobertura vegetal quanto as formas de extrativismo têm contribuído consideravelmente para sua dizimação, o que significa perda de biodiversidade. O desaparecimento dos habitats naturais é um dos principais fatores que aceleram o processo de extinção dos animais, ao lado de outros como a caça predatória e a poluição.
Confira lista das espécies e categoria de ameaça
1 – Onça parda – Vulnerável a extinção
2 – Macaco-prego-de-peito-amarelo – Criticamente em perigo de extinção
3 – Guigó – Criticamente em perigo de extinção
4 – Guigó-de-coimbra-filho – Criticamente em perigo de extinção
5 – Tartaruga Cabeçuda, Tartaruga meio-pente – Vulnerável a extinção
6 – Tartaruga-verde – Vulnerável a extinção
7 – Tartaruga-de-pente – Em perigo de extinção
8 – Tartaruga-oliva – Em perigo de extinção
9 – Cachalote – Vulnerável a extinção