Com a virada do ano, a preocupação com a ressaca é sem dúvida algo presente no Reveillón de muitas pessoas. Apesar disso, existem formas de prevenir a indisposição para não se sentir mal logo no início do ano.
De acordo com o nutricionista, Alessandro Carvalho, a água é uma boa companhia para evitar a desidratação. “A ingestão hídrica, de água, de água de coco, durante o dia, pode ser eficaz para melhorar o quadro da ressaca. E para evitar a ressaca no outro dia, o indivíduo pode mesclar um copo de bebida alcoólica e depois um copo de água. Isso ajuda a diminuir o impacto da cor de cabeça no outro dia, gerada pela falta de água”, diz Alessandro.
Por conta do verão, é importante manter o corpo bem hidratado. Para isso, bebidas como água, água de coco e sucos são indispensáveis. Por outro lado, os chás pouco ajudam neste período. “Chás tem uma característica mais diurética e propicia mais a desidratação”, explica o nutricionista. Sendo assim, a água continua sendo a principal companheira para evitar o mal-estar. “Existe um cálculo para adultos que é para beber 35 ml por quilo de peso ao dia. Isso vai dar um valor X, que pode ser aumentado caso o indivíduo esteja em um período de muito calor, fazer atividade física intensa ou ingerir muita bebida alcoólica”, frisou.
E assim como o chá, a cerveja está entre as bebidas diuréticas que também causam a desidratação corporal. “A cerveja é uma das bebidas mais diuréticas e não é aquele tipo de bebida que a pessoa bebe uma lata só. O teor de álcool é reduzido comparado ao whisky ou ao vinho, mas o processo diurético é muito maior, aí precisa ser realmente intensificada a ingestão hídrica”, completa Alessandro.
Por Milton Filho e Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B