OAB irá colher dados sobre tráfico humano em Sergipe

Casos não são registrados (Reprodução)

Apesar de Sergipe não ter dados oficiais sobre o tráfico humano, o crime também ocorre no Estado, de acordo com a Organização dos Advogados do Brasil (OAB/SE). Por isso, a organização não-governamental (ONG) Ághata, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da OAB irá promover um seminário para debater o tema.

O advogado e vice-presidente da Comissão Robson Barros diz que o crime acontece de forma velada, o que dificulta qualquer registro. “O crime é praticado às escondidas. A pessoa é iludida com uma falsa oferta de emprego fora do país e quando chega lá é submetida ao trabalho escravo”, explica.

O tráfico de pessoas é o comércio de seres humanos que tem, entre outros fins, o casamento forçado, o trabalho escravo, o tráfico de drogas ou de outros produtos, a escravidão sexual, o trabalho forçado, a exploração sexual comercial, a extração de órgãos ou de tecidos. As vítimas podem ser homens, mulheres, ou crianças. No caso das vítimas do sexo feminino, elas podem ser submetidas à exploração sexual. “A falta de denúncia também pode ocorrer porque a pessoa fica com vergonha”, ressalta o vice-presidente da comissão. Em 2012, de acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), estimava que, somente na América Latina, 700 mil seres humanos foram vítimas da terceira maior atividade criminosa do mundo.

O intuito do evento é trazer informações à sociedade e colher dados para analisar quais as formas de tráfico encontradas no Brasil. o seminário contará com a participação de especialistas e membros da OAB sergipana. O seminário acontece das 8h às 11h e das 14h às 16h, no auditório da OAB/SE, localizado na Travessa Martinho Garcez, 71, Bairro Centro. Clique aqui para se inscrever no seminário.

Por Jéssica França
Com informações da OAB

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais