OAB/SE promove seminário sergipano de mediação familiar

Evento acontece na OAB/SE (fotos: Portal Infonet)

O auditório da OAB/SE foi palco nesta segunda-feira, 31, do Seminário sergipano de mediação familiar. O encontro teve o objetivo de discutir a mediação como uma alternativa entre as partes e sendo uma ferramenta na solução dos conflitos familiares. O evento é promovido pela Comissão de Mediação e arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE)

Para o presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/SE, João Alberto Santos de Oliveira, a Mediação Familiar contribui para a redução do número de processos e pretende levar a cultura de paz entre as partes.

“Na verdade a mediação não é nova, mas a sociedade não conhece muito esse termo. Nós estamos acostumado a procurar o poder judiciário e queremos uma decisão do juiz para decidir nossas vidas e a mediação justamente vem trazer e proporcionar o diálogo entre as partes. Então seria um terceiro mediador que vai através de técnicas e ferramentas estimular as partes para que elas procurem o diálogo e construam uma solução para o conflito já que foram elas que chegaram ao conflito. O mediador pode ser qualquer pessoa graduado que conheça as leis e as técnicas da mediação. Com certeza, vamos conseguir mudar essa cultura de litígio para paz, para melhorar a sociedade e agilizar os processos judiciais”, afirma.

Mediação familiar é o foco do evento 

A secretária geral adjunta da OAB/SE, Roseline Moraes, destacou a importância do evento. “O evento é relevante face a nova edição do novo Código de Processo Civil que vai trazer como linha mestre a questão da mediação. A comissão de mediação de arbitragem traz um evento sensacional que trata dessa cultura de paz. A mediação no âmbito familiar é imprescindível porque quanto menos litígio houver na demanda que verse sobre o direito de família, menos consequência danosas vai trazer para todos os atores desse processo, principalmente quando há filhos envolvidos”, comenta

Palestrante

A advogada Ana Luiza Isoldi irá palestrar sobre a mediação para empresas familiares. “Acredito que a mediação tenha um potencial muito mais amplo do que o de desafogar o judiciário, embora isso já aconteça. A finalidade dela é trabalhar com um enfoque colaborativo, com base nos interesses que é um pouco diferente do que fazem no judiciário. Eu atuo na mediação privada referente a conflitos entre sócios e questão referente a empresas familiares. Acredito que quando as pessoas assumirem a sua responsabilidade pelo seu conflito e serem protagonismos da solução, isso vai mudar bastante essa dinâmica”, avalia.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais