Obra de ampliação da ponte sobre o rio Poxim entra em nova fase

(Foto: Emsurb)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), segue com a execução da obra de ampliação da ponte Juscelino Kubitschek, localizada sobre o rio Poxim, no bairro Farolândia. Seguindo o cronograma, o serviço entrou em uma nova fase nesta sexta-feira, 3, com o início da escavação de 24 estacas dentro do rio, para compor a fundação que sustenta a ponte.

Cada estaca possui 45 metros de comprimento e 80 centímetros de diâmetro. Para possibilitar o processo, foi montada uma balsa com 18 metros de largura e 24 metros de comprimento, munida de gerador para fornecimento de energia ao maquinário.

Esta etapa deve durar cerca de três meses e, logo após sua conclusão, permitirá que a obra avance para o vigamento e construção do tabuleiro da ponte. A instalação das estacas na cabeceira, que fazia parte do momento inicial do serviço, já foi concluída.

A ponte sobre o rio Poxim possui uma extensão de 160 metros e a ampliação em 4 metros envolve seus dois lados. No entanto, no sentido Centro/praias haverá uma faixa com mais 2 metros, onde será criada uma pista para pedestres, totalizando 6 metros de largura. No sentido contrário, o passeio já existe.

“É uma obra de extrema importância para a mobilidade urbana da cidade, muito sofisticada. A ponte vai passar a ter três faixas, adequada ao corredor Beira-Mar. Como hoje possui apenas duas, o trânsito afunila, gera congestionamentos e às vezes até acidentes, então é um serviço fundamental para garantir mais segurança e fluidez no local”.

Para executar a ampliação, a Prefeitura de Aracaju investe mais de R$17,5 milhões, com financiamento celebrado com a Caixa Econômica Federal, por meio do programa Pró-Transporte. Serão utilizadas 438 toneladas de aço e mais de 3.000 metros cúbicos de concreto.

Quando concluída, a nova ponte terá, além de três faixas de pista de rolamento em cada sentido, com 12 metros de largura cada, uma ciclovia e duas pistas para pedestres, que beneficiarão a acessibilidade e proporcionarão mais segurança à população.

A obra integra o Projeto de Mobilidade Urbana, que requalificou os corredores de transporte Beira-Mar, Augusto Franco, Hermes Fontes e Centro/Jardins e contempla a reforma dos terminais de integração; e o Planejamento Estratégico 2021-2024, que objetiva cumprir não apenas o papel social, sustentável, de desenvolvimento, mas de geração de emprego, renda e progresso para Aracaju.

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais