Hoje, 30, às 20h, o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, entrega à população aracajuana algumas obras de infra-estrutura no bairro Coroa do Meio. Dentre elas estão o Terminal de Integração da Zona Sul, a ciclovia da avenida Perimetral e a reurbanização da Coroa do Meio. Na ocasião, o cantor Daniel fará um show para a população. Foto: Lindivaldo Ribeiro/Agência Aracaju
Um dos pontos altos das reformas é a nova rótula de acesso à Atalaia e ao terminal da Zona Sul. Totalmente sinalizada, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito acredita que ela oferecerá conforto e segurança à circulação de veículos, ciclistas e pedestres que transitam na região.
Com relação ao novo Terminal de Integração, a SMTT informou que ele recebeu uma ampla cobertura metálica, seguindo o mesmo padrão dos demais terminais da capital que passaram por reforma. Além disso, o local foi dotado de rampas para cadeirantes e piso tátil.
O terminal oferece ainda informações em braile, que irão facilitar o acesso das pessoas com dificuldades visuais, além de uma moderna iluminação, novos sanitários, duas pistas de rolamento e acomodações que visam facilitar a circulação de pessoas. Fotos: Wellington Barreto/ Agência Aracaju
Ao todo foram investidos recursos próprios da ordem de R$ 367.256,82. A PMA destaca que, a exemplo dos outros terminais, o da Zona Sul recebeu um painel do artista plástico sergipano Caã. A obra retrata a vida de Aracaju na primeira metade do século passado.
“É mais um conjunto de obras que a administração entrega à comunidade, que tem o privilégio de viver em uma cidade com excelente qualidade de vida”, frisou o superintendente da SMTT, Bosco Mendonça.
Reurbanização – Viabilizado com o apoio da Caixa Econômica Federal, Universidade Federal de Sergipe, Fapese, Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Emurb, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Emsurb, o projeto de reurbanização da Coroa do Meio é uma realização destacada pela PMA na administração de Marcelo Déda.
Os recursos para a realização do “Projeto Integrado Coroa do Meio”, conforme a obra foi intitulada pela PMA, foram provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério das Cidades. Todo o projeto teve a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento.
A obra inclui ainda a construção e pavimentação da avenida Perimetral, bem como de sua ciclovia; a edificação de 1150 casas de alvenaria, sendo que 650 estão em fase de conclusão e outras 500 já foram entregues; a abertura e pavimentação de ruas; além da reforma da Escola Municipal Juscelino Kubitschek e da creche do bairro.
Para a execução da obra, foram investidos um total de R$ 12,7 milhões. A PMA informa que, além das obras de infra-estrutura a verba foi gasta também na execução de programas sociais que visam a geração de emprego e renda, construção de casas, profissionalização, educação ambiental e preservação do meio ambiente.
O projeto da reurbanização da Coroa do Meio rendeu à Prefeitura Municipal de Aracaju o prêmio “Objetivos do Desenvolvimento do Milênio – Brasil 2005 (ODM Brasil 2005)”. O mesmo foi concedido pelo governo brasileiro, em parceria com a Organizações das Nações Unidas (ONU) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B