
A prefeitura de Aracaju, Emília Corrêa, disse nesta terça-feira, 16, que as obras de requalificação do Parque Governador Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira, devem ser entregues até o fim de setembro. A gestora visitou a obra para acompanhar de perto o andamento dos serviços.
A obra é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Requalificação Urbana ‘Construindo para o Futuro. As intervenções têm como objetivo modernizar e revitalizar uma das principais áreas verdes da capital sergipana, tornando o parque mais acessível, sustentável e atrativo para os aracajuanos e turistas. As melhorias incluem reestruturação dos espaços de convivência, nova sinalização, reforço na iluminação, reforma dos banheiros, instalação de equipamentos de ginástica e playgrounds, além da recuperação das trilhas e da área de piquenique.

Durante a visita, Emília adiantou que, por meio aditivos autorizados pelo BID, o projeto atual passou a incluir novidades importantes, como a criação de espaços multissensoriais voltados ao acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e adiantou que empresa responsável pelas obras garantiu a entrega até o fim de setembro. “Estamos cobrando agilidade na conclusão. A Sercol, empresa responsável pela execução da obra, me garantiu que até o final de setembro estará pronta, e vou acompanhar de perto para que esse prazo seja cumprido. Quanto mais rápido, melhor para a cidade.”
Alexandre Mata, diretor de engenharia da Sercol, empresa responsável pela execução, reforçou o compromisso com o cronograma, apesar de alguns desafios causados pelas chuvas. “Estamos trabalhando para cumprir o prazo acordado em contrato com a Prefeitura. A obra está num bom ritmo, dentro do andamento normal, apesar de a chuva atrapalhar um pouco. Mas estamos mobilizados para isso, com mão de obra e efetivo suficientes para concluir os serviços. Esperamos que até o final de setembro a obra esteja concluída”, afirmou Alexandre Mata.
Já o secretário Thyago Silva destacou o papel da Seplog na articulação junto ao BID e nas melhorias solicitadas pela prefeita. “O Parque da Sementeira é uma das obras contempladas no convênio com o BID. Estamos na fase final e com importantes aditivos incluídos por orientação da prefeita Emília Corrêa, como mais verde, orquidários, jardins sensoriais e arcos de sombra. A Emsurb faz a gestão do parque, com a Emurb acompanhando a execução, e a Seplog fiscaliza o cumprimento do convênio.”
Revitalização do Parque da Sementeira
A revitalização é viabilizada por um contrato de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Requalificação Urbana ‘Construindo para o Futuro’. Com investimentos superiores a R$ 30 milhões, a obra contempla diversas melhorias no espaço e a previsão de entrega é para o final de setembro deste ano.
Com informações da AAN