O prédio onde funcionava o Terminal Hidroviário de Aracaju continua abandonado. Desativado desde o final de 2006, o local abrigará o 8º Batalhão e duas companhias da Polícia Militar (PM). Entretanto as obras ainda não foram iniciadas e o processo licitatório ainda se encontra na Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Obras de hidroviário sem previsão de início / Foto: Arquivo Infonet
A obra já deveria ter saído do papel desde o ano passado, pois o secretário de Segurança Pública, Kércio Pinto, havia afirmado que a reforma do prédio era “uma das prioridades da SSP para 2008”. Contudo, isso não ocorreu e as obras não puderam ser iniciadas. A Assessoria de Comunicação da secretaria informou que “todos os trâmites estão caminhando e as obras serão iniciadas em breve”. O orçamento da reforma da área é de R$ 1,4 milhão.
De acordo com o comandante do 8º Batalhão da PM, coronel Robson Ornellas, a primeira ação da empresa responsável pela obra será retirar uma balsa que se encontra no fundo do rio, para só a partir daí, dar início a construção do novo prédio. Ainda segundo ele, o atraso para o início das obras existe em decorrência de algumas especificidades da área. “O projeto foi refeito várias vezes para que ficasse com uma estrutura consoante as necessidades das três unidades que funcionarão no local”, argumenta Robson.
A área será sede da parte administrativa do 8º Batalhão da PM (BPM) e abrigará a Companhia de Policiamento Ambiental. Lá também funcionará a 1ª companhia do 8ª Batalhão, responsável pela segurança do Centro da cidade. Atualmente, esta companhia funciona no Quartel da PM, enquanto o 8º BPM está sediado no 19º andar do Edifício Maria Feliciana e a companhia de Policiamento Ambiental no Parque dos Cajueiros.
Por Valter Lima