Operação combate furtos de energia em bairros de Aracaju

Operação combate furtos de energia em bairros de Aracaju (Foto: SSP)

A concessionária de energia elétrica Energisa, em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Científica, realiza na manhã desta quinta-feira, 27, uma operação nos bairros Coroa do Meio e Atalaia, em Aracaju, para identificar possíveis casos de furto e fraude de energia.

Dentre as situações que são verificadas pelas equipes, estão os casos em que há adulterados no sistema receptor de energia elétrica, conforme explicou o perito criminal Charles Vargas. “A ação visa identificar a existência de artimanhas em que as unidades consomem energia sem que ela passe pelo medidor”, ressaltou.

Essas fraudes são feitas por ligação direta e desvios ou variações nos ramais de entrada de energia elétrica na unidade consumidora. “Assim, fazem uso dessa energia sem que ela seja medida”, reiterou o perito criminal, reforçando que as ações conjuntas terão continuidade para coibir a ocorrência de práticas de furtos e fraudes no consumo.

Impactos

A Energisa e a Polícia Civil alertam que o furto de energia é crime e impacta a qualidade do fornecimento de energia causando curto-circuito, falta de energia e riscos de choques elétricos. Além disso, a prática impacta na tarifa, que é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Desde o início do ano, as fiscalizações já detectaram 1.513 irregularidades e recuperaram 3,89 gigawatts-hora de energia, volume suficiente para abastecer o município de Maruim por dois meses.

De acordo com a concessionária, o furto de energia é um crime que prejudica a qualidade do fornecimento, podendo causar curtos-circuitos, quedas de energia e riscos de choques elétricos. Além disso, esse tipo de fraude impacta a tarifa cobrada dos consumidores, que é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

Denúncias

Para denunciar casos de furtos e fraudes relativas à energia elétrica em Sergipe, o cidadão pode entrar em contato com a Energisa, pelo telefone 0800 079 0196. A Polícia Civil também pode receber as denúncias da população por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais