Operação Fênix: inquérito é enviado ao poder judiciário

Inquérito da operação fênix foi encaminhado ao Poder Judiciário (Foto: SSP)

O inquérito policial referente a fraudes na emissão de RGs no Instituto de Identificação de Sergipe foi finalizado e encaminhado ao Poder Judiciário para que os suspeitos de participar do esquema sejam julgados.

O processo, agora, tramita na 2º Vara Criminal de Aracaju. Os indiciados são Gilberto Rodrigues Santana, Gildásio Góis, Givaldo Santos Oliveira, Gonçalo Bruno de Farias Rodrigues, José Marcelino Pereira Correia, Servando Emílio Prado Cabrera e Taciana Santos da Silva.

Eles respondem na esfera judiciária por quatro crimes: associação criminosa, falsificação de documento público e corrupções ativa e passiva. 

Operação Fênix

A operação foi deflagrada no mês de abril, com mandados de prisão e buscas domiciliares. Foram presos preventivamente nove suspeitos de integrar a quadrilha que emitia e comercializava carteiras de identidade falsas.

A investigação foi coordenada pela delegada Mayra Moinhos e durou cerca de seis meses. De acordo com a SSP, o principal suspeito de encabeçar a quadrilha era o servidor público Gildásio Góis, de 50 anos, que teria intermediado negociações com bandidos de facções criminosas envolvidas com tráfico de drogas e homicídios. A estimativa é de que cada documento falsificado custava aproximadamente R$5 mil.

Existem ainda outros dois suspeitos de estar envolvidos no grupo e que foram presos: Carlos Henrique Constantino dos Santos, conhecido como "Kaká”, José Raimundo Araújo do Nascimento e Rodrigo César Dias. José Marcelino, José Raimundo e Servando Emílio estavam presos temporariamente e foram liberados no último dia 8 em razão do vencimento dos mandados, conforme o juiz responsável pelo julgamento dos pedidos de prisão. 

Advogados

O Portal Infonet entrou em contato com o advogado de Gilberto Rodrigues, que afirmou não poder conversar no momento. Procuramos também os advogados de Gildasio Gois e Servando Emílio Prado, mas não tivemos nossas ligações atendidas. Nossa equipe está à disposição para ouvir também os advogados dos demais citados, que não foram mencionados no processo, pelo telefone 2106-8000 e e-mail jornalismo@infonet.com.br. 

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais