Operação Narco Brasil acontece em SE contra o tráfico de drogas

Policiais civis e militares participam da operação que teve início no dia 27 de julho em todo o país. (Foto: SSP/SE)

Em Sergipe, as polícias Civil e Militar também estão participando da Operação Narco Brasil 2022, que é uma ação integrada de combate a crimes relacionados ao tráfico de drogas e também focada na incineração dos entorpecentes. A operação é desenvolvida pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Além das polícias estaduais, a operação também conta com a participação Polícia Rodoviária Federal (PRF). A operação ocorre entre os dias 27 de junho e 6 de julho em todo o Brasil.

O objetivo da operação é reprimir os delitos relacionados ao tráfico de drogas em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, comemorado em 26 de junho. A coordenação nacional da operação é feita pela Seopi e, no nível estadual, pelas respectivas secretarias da segurança pública das unidades federativas.

A incineração das drogas que ocorre no âmbito da operação será de entorpecentes que foram apreendidos em ações anteriores à Operação Narco Brasil, levando em consideração que o procedimento depende de autorização judicial e outros trâmites burocráticos e verificação de logística. Com isso, a incineração ocorrerá nos estados que assim se manifestarem a fazê-lo.

Em Sergipe, a Operação Narco Brasil também está em andamento. O Departamento de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil, apreendeu maconha, crack e cocaína durante uma ação policial no bairro Santa Maria, em Aracaju. Com a ação policial, mais um ponto de venda de drogas foi fechado, desta vez no bairro com maior concentração populacional da Zona Sul da capital sergipana.

Balanço de 2021

Na edição de 2021, a Operação Narco Brasil alcançou em torno de 3,7 mil municípios com um efetivo de 74,7 mil policiais e apreensão de 133 mil quilos de drogas: cocaína (12,1 mil kg), crack (7 mil kg), haxixe (75 kg), maconha (88,2 mil kg), skank (3 mil kg) e drogas sintéticas (22,5 mil kg). Quanto a insumos para a fabricação de drogas foram apreendidos 495 kg. O total de drogas incineradas foi de 272.895 kg. A operação também resultou na prisão de 9.152 pessoas e apreensão de armas (3.052), munições (22.021), veículos (3.296), 115,7 mil em moeda estrangeira, R$ 4,4 milhões e 876 menores apreendidos. Também foram cumpridos 3.375 mandados de busca e apreensão domiciliar, 110 mandados de busca e apreensão de menor infrator e 2.249 mandados de prisão.

Fonte: SSP/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais