Operação “Produtos Têxteis” examina vestuário feminino

Peças do vestuário feminino são examinadas na operação 'Produtos Têxteis' (Foto: Portal Infonet)

Começou nesta segunda-feira, 8, a operação ‘Produtos Têxteis’, que analisa peças do vestuário feminino em lojas varejistas em todo o país. A ação, que acontece até o próximo dia 12, observa se os lojistas seguem regras determinadas pelo Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia]. Em Sergipe, neste primeiro dia, o Centro Comercial de Aracaju foi uma das áreas vistoriadas.

As especificações do Instituto determinam que cada roupa deve ter etiqueta, com informações sobre tamanho, dados do fabricante, processos de conservação do produto e composição, em forma de percentual, contendo nome da fibra ou filamento. A iniciativa se dá por conta de o mês de maio ser conhecido como o ‘mês das noivas’ e pelo aumento de vendas de roupas também pelo Dia das Mães.

Maria Inêz Almeida, gerente de qualidade de produtos certificados do ITPS, analisa conteúdo das etiquetas (Foto: Portal Infonet)

A gerente de qualidade de produtos certificados do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Maria Inêz de Almeida, fala que os consumidores devem estar atentos a estes critérios. “A etiqueta tem caráter permanente, então não deve ser cortada, senão são perdidos os direitos de reclamação. As informações presentes nela são importantes, pois o cliente pode ver se tem alergia a alguma fibra, ou encontrar orientações sobre melhor modo de lavagem”.

Quando são flagradas peças sem o requisito, elas são apreendidas e o varejista tem o prazo de dez dias para emitir nota, que será avaliada para que seja emitido o auto de infração para o importador do produto ou distribuidor.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais