Órgãos da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado apresentaram, na manhã desta terça-feira, 7, a Operação Projeto Verão 2023. Neste ano, o evento acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro e, além da programação musical, com grandes nomes locais e nacionais, haverá a Arena Criativa, na Orla da Atalaia, e uma programação esportiva, que se estenderá à Orla Pôr Sol.
Para garantir segurança, conforto e tranquilidade de aracajuanos e turistas que foram se divertir no evento, uma força-tarefa foi montada, num conjunto de ações que conta com organização de trânsito, segurança, saúde, assistência social, setores da cultura e serviços urbanos, como limpeza e ordenamento de ambulantes.
O festival ficou suspenso por dois anos, em decorrência das restrições da pandemia de covid-19 e, em 2023, é retomado com impacto ainda maior, graças à parceria entre os governos municipal e estadual.
“Valeu a pena esperar. Depois do sucesso do Forró Caju, do Pré-Caju, mesmo este não sendo um evento público, mas que contou com apoio da gestão pública, e do Réveillon, agora, retomamos o Projeto Verão com uma programação expandida em qualidade, em locais, em atividades, junto ao Governo do Estado. Uma programação diversa para contemplar todas as idades, todos os gostos culturais, agregando, inclusive linguagens alternativas, numa movimentação que favorece a economia criativa”, aponta o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju, Luciano Correia.
Com a cara do verão sergipano, o festival é uma celebração da união entre esporte e cultura, num formato que contempla a inclusão.
Secretária de estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas conta que serão montadas cinco quadras na areia da Praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia: de beach hand, beach soccer e três quadras com rede, assim como seis estruturas de apoio e uma área reservada aos outros esportes.
“Serão 16 modalidades na areia, modalidades tradicionais e outras que estão em alta. Teremos futevôlei, beach tennis, beach soccer, beach hand, tchoukball, beach wrestling, MMT cross, surf, aquathlon, stand up, futmesa. Também teremos as paramodalidades, com vôlei adaptado, banho de mar assistido, capoeira inclusiva, bodyboard com o Projeto Estrelas do Mar. E atividades livres diversas para todos os públicos e idades, como zumba, academia da cidade, entre outros”, informa Mariana.
Conforme o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, neste ano, as modalidades esportivas foram ampliadas.
“O esporte estará muito bem representado no Projeto Verão. Mudamos o modelo da parte esportiva, a qual está muito mais democrática, participativa, inclusiva, atendendo a todos os gostos e idades. Essa parceria entre Prefeitura e Governo, que já existia, reforçou ainda mais essa importância do esporte. O Projeto Verão sem esporte não seria o Projeto Verão”, acrescenta Sérgio.
Segurança
A segurança do evento será garantida pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a Polícia Militar de Sergipe (PMSE), a Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros Militares de Sergipe (CBMSE).
“A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania [Semdec] é uma espécie de Segurança Pública municipal, então, por termos no escopo da Secretaria a Guarda Municipal e Defesa Civil, fazemos essa ligação com o Governo do Estado, para fazermos uma ação integrada, determinando as áreas de atuação de cada órgão e, assim, tenhamos maior alcance”, ressalta o secretário da Semdec, tenente-coronel Silvio Prado.
A GMA atuará com um efetivo de 200 guardiões por dia, dispostos em patrulhas itinerantes e em pontos fixos estratégicos com viaturas na faixa de areia da praia da Atalaia. Serão empregados, ainda, cães farejadores, antes e durante o evento, na busca por possíveis entorpecentes e/ou armas, além do videomonitoramento de alto alcance e identificação facial, monitoramento aéreo, plataformas elevadas de observação e motopadrulhamento.
“Teremos a nossa Base Móvel de Videomonitoramento e, ainda, apoio de drones, para acompanhar tudo o que acontecer dentro da área do evento e nos arredores, de forma que possam ser acionadas as patrulhas que estarão na localidade e na arena em si. Teremos, também, equipes nos terminais de ônibus para atender a população. Neste sentido, haverá ampla comunicação com as forças de segurança do Estado. Todo o preparo e todo o aparado estará à disposição para garantir a segurança do evento, como tivemos em outras festas, como no Réveillon, que ocorreu no mesmo espaço, e só registramos uma ocorrência”, frisa o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.
Já a PMSE empregará 100 policiais militares diariamente, em quatro unidades envolvidas: Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), Radiopatrulha (BPRP), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Esquadrão de Polícia Montada (EPMON) e Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).
“A depender da necessidade, temos a possibilidade de ampliar o efetivo de policiais, inclusive. A Polícia Militar tem uma preocupação com o antes, durante e depois do evento, bem como com as áreas do entorno da festa que precisam ser observadas. O alinhamento entre Prefeitura e Governo começou ainda em janeiro, justamente para garantir que o festival ocorra da melhor maneira possível”, reforça o comandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel George Melo.
O Corpo de Bombeiros atuará com 96 bombeiros militares divididos nos três dias de evento: 30, na sexta-feira, dia 10; 30, no sábado, dia 11; e 36, no domingo, dia 12, que estarão tanto na Atalaia como na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro.
O comandante-geral do CBMSE, coronel Alexandre José, afirma que o foco da corporação será principalmente na prevenção. “Prevenção com carros de combate a incêndio, de salvamento e também de ambulâncias. Mas, além disto, também haverá um incremento de guarda-vidas tanto na Orla Pôr do Sol quanto na praia da Atalaia. Teremos um incremento de 30 militares na sexta e sábado, e 36 no domingo, além dos que já atuam na região”, completa.
O comandante ressaltou, ainda, que o Corpo de Bombeiros aderiu à Campanha Sinal Vermelho para Violência Contra a Mulher, que incentiva mulheres vítimas de abusos, ameaças e agressões a pedirem ajuda por meio de um X vermelho na palma da mão.
A Polícia Civil atuará na apuração de infrações penais ocorridas no circuito do evento e na área de atuação da Delegacia de Turismo (Detur), que funcionará como unidade plantonista para o atendimento das ocorrências, das 19h da sexta-feira, 10, até as 7h da segunda-feira, 13.
“Serão lavrados na Detur plantonista: Boletins de Ocorrência de fatos criminosos ocorridos na área do evento e da Detur; Termos Circunstanciados de Ocorrência; Autos de Prisão em Flagrante; e procedimentos relativos a Ato Infracional”, detalha a coordenadora operacional da Polícia Civil da Capital, delegada Nalile Bispo, ao destacar que casos que envolverem vulneráveis serão encaminhados ao Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), na rua Itabaiana.
A segurança contará, ainda, com a vigilância desarmada, num efetivo de 142 vigilantes, e também com 80 bombeiros civis.
Com relação à estrutura, a Defesa Civil de Aracaju fará o acompanhamento da montagem, atuará com vistorias antes do evento, além da verificação dos materiais, teste de carga e monitoramento durante o festival.
Trânsito
A SMTT empregará 20 agentes de trânsito por dia de evento.
Serão instalados postos fixos na avenida Santos Dumont com rua François Hoald e no antigo Hotel Parque dos Coqueiros, e serão organizados postos de monitoramento na avenida Rotary com rua Niceu Dantas e na rua François Hoald com rua Francisco Rabelo Leite Neto.
Dois pontos de bloqueio serão dispostos: no sentido Norte, da avenida Santos Dumont, às 8h, de sexta, 10, a segunda, 13; e, no sentido Sul, da avenida Santos Dumont, às 16h, nos dias 10, 11 e 12.
Serão feitos dois desvios de trânsito: no sentido Norte, o trânsito será desviado pela rua Clóvis Rollemberg; já no sentido Sul, o trânsito será desviado pela rua François Hoald.
Serão instalados pontos de táxis entre as ruas Lions Club e a François Hoald.
Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará presente na festa por meio das redes de Urgência e Emergência, além das equipes de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, além de disponibilizar vacinação. Serão empregados 21 profissionais, sendo quatro gestores, três médicos, três enfermeiros, nove técnicos de enfermagem e dois serviços gerais.
O posto médico atenderá com nove leitos, sendo dois de estabilização, e sete poltronas para estabilização. O funcionamento acontecerá na sexta-feira, 10, das 19h às 7h do sábado, 11; no sábado, das 19h às 7h do domingo, 12; e no domingo, das 16h às 4h da segunda-feira, 13.
Por dia de evento, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estará com um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, dois condutores e três estagiários (medicina e enfermagem), totalizando nos três dias de evento 28 profissionais nas equipes operacionais. As equipes do Samu ficarão na avenida Santos Dumont, no estacionamento ao lado do Posto Médico Avançado montado pela Prefeitura de Aracaju.
O suporte noturno será realizado pelo SAMU, com duas ambulâncias (uma de suporte avançado e outra de suporte básico), quatro técnicos de enfermagem, dois enfermeiros e dois condutores.
A Vigilância Epidemiológica atuará com testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, ofertando 400 testes por dia, das 13h às 18h. Na área de prevenção, das 15h às 22h serão distribuídos, ao todo, oito mil preservativos.
A Vigilância Sanitária atuará com quatro fiscais, das 17h às 23h, fiscalizando as condições sanitárias do comércio e manipulação dos alimentos ofertados durante o evento, conforme legislação vigente.
Será ofertada, ainda, vacinação contra covid-19 para pessoas com 12 anos ou mais, no posto médico, das 13h às 18h. No total, também serão disponibilizados 300 testes de covid por dia.
“Como vamos disponibilizar a vacina para pessoas acima de 12 anos, é importante que as pessoas que forem também aproveitem a oportunidade para se imunizar. É muito importante que a população esteja vacinada, mesmo estando em um cenário bastante positivo, no momento, no entanto, a pandemia ainda não acabou, o vírus continua circulando e teremos pela frente um período de chuva, mais frio, quando, geralmente, as pessoas adoecem. O momento, agora, é ideal para aproveitar e se vacinar”, reforça a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.
Assistência Social
A Secretaria Municipal da Assistência Social atuará com cerca de 45 profissionais, entre equipe de apoio do Camarote da Acessibilidade e técnicos do Serviço Especializado de Abordagem Social e contará com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD) e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
O Camarote da Acessibilidade terá capacidade para 80 pessoas por dia, entre 40 PcD e 40 acompanhantes. Para acessar, basta se dirigir ao espaço e apresentar documento que comprove a deficiência.
“Neste ano, mudamos a localização do Camarote da Acessibilidade para tentar chegar mais perto do palco, porque temos a questão da areia, do solo, do terreno, e ele precisa ser compactado para que as cadeiras possam chegar até o camarote. Então, utilizaremos a passarela de madeira para aumentar a acessibilidade para as pessoas com deficiência. Para acesso ao espaço, basta apresentar a cadeirinha de deficiente e as equipes estarão lá para recepcionar”, destaca a secretária municipal da Assistência Social, Simone Passos.
A Abordagem Social atuará com cerca de 20 profissionais por dia, na identificação de violações de direitos humanos, notificações e encaminhamentos para toda rede de proteção. Entre as principais violações que podem ser identificadas estão trabalho infantil, negligência, violência contra a mulher, racismo, racismo religioso e LGBTQIfobia.
Para denúncias, encaminhamentos dos órgãos de segurança e saúde, e demais orientações durante o evento, a Abordagem Social disponibilizará o telefone (79) 98102-5822.
Limpeza
Responsável pela organização dos ambulantes e por toda a limpeza do local, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuará através das diretorias de Operações (Dirop), de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) e de Orlas e Parques (Diropa).
Presidente da Emsurb, Bruno Moraes elenca que as equipes de limpeza farão uma espécie de pente fino na área do evento.
“Na sexta-feira, dia 10, já pela manhã, as equipes deixarão todo o espaço limpo e organizado para receber o público. E, assim, seguiremos, a cada dia de festa, antes e durante o processo. É importante que a população também faça a sua parte, descartando o lixo nos locais adequados e, para isso, proporcionaremos o que é necessário”, pontua Bruno.
Durante o evento, a Dirop empregará 121 agentes de limpeza, a partir das 5h do sábado, domingo e segunda-feira; 30 agentes, das 13h às 21h20.
No que diz respeito ao descarte de resíduos, serão dispostas três caixas estacionárias, com capacidade de 5 e 30 m³; 120 contêineres instalados em formato de ilhas; e dois Pontos de Entrega Voluntária (PEV).
Para recolhimento e acondicionamento de lixo, funcionarão uma máquina saneadora de praia, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e dois caminhões compactadores.
Ainda durante o evento, três caminhões-pipa estarão em uso para molhar a quadra de futebol e para lavagem dos espaços do estacionamento da Praia da Cinelândia e do calçadão da Orla.
A Direpa disponibilizou 270 vagas para ambulantes: 130 bebidas em isopor; 40 barracas alimentos e bebidas (diversos); 60 drinks/capeta; 15 towner; 15 food truck; e 10 bares em tendas. Equipes de fiscalização atuarão no ordenamento de todo comércio, durante o evento.
Por parte da Diropa, equipes de fiscalização atuarão nos três dias do projeto, a partir das 8h, fiscalizando comerciantes da Orla de Atalaia, Pôr do Sol, Faixa de Areia e ambulantes cadastrados, entre outras atribuições. Para o monitoramento de peças e monumentos instalados na Orla, a empresa municipal contará com o apoio da GMA e da PMSE.
Fonte: AAN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B