Orgãos públicos discutem situação do centro administrativo

Representantes dos órgãos públicos discutem situação do CANAF
Na manhã desta sexta, 22, mais uma audiência foi realizada na 3ª Vara da Justiça Federal para discutir questões pertinentes ao Centro Administrativo Governador Augusto Franco (CANAF). Na ocasião, foram apresentados os resultados das ações promovidas pelos órgãos públicos para a resolução de problemas discutidos em audiência realizada em maio, no qual foi assinado um acordo de comprometimento das partes.

Na reunião, presidida pelo juiz federal Edmilson Pimenta, também foram mostrados os pontos que ainda estão pendentes e o que ainda precisa ser feito no local com relação à iluminação, pavimentação, transporte público e outros.

A ato foi requerido pelo Procurador da República Paulo Guedes, do Ministério Público Federal (MPF/SE). Estavam presentes representantes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Estado de Sergipe, da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Também compareceu o secretário de segurança do Estado, Kércio Pinto.             

O Procurador começou a reunião apresentando os problemas que ainda persistem no centro. Segundo ele, caso não haja um comprometimento para a resolução, o acordo firmado no mês de maio não será efetivado. O procurador apontou o excesso de lixo nos terrenos, a falta de iluminação, os buracos nas estradas, a escassez de segurança e fiscalização da região e a inexistência de registro do terreno no qual fica localizado o centro, que pertence ao Estado.

Segurança

O secretário de segurança pública do Estado foi o primeiro a sugerir soluções. Kércio Pinto apresentou a proposta de criação um módulo da polícia militar ou ambiental, que faria a segurança da área e fiscalizaria os abusos, como o depósito de lixo em áreas inadequadas.

Lixo

Com relação ao excesso de lixo, a Emsurb, representada pelo assessor jurídico Sérgio Luís da Silva, apontou que o problema consiste na insistência não só da população, mas também de empresas, em depositar lixo na área. Com relação a isso, o Procurado do MPF sugeriu medidas mais duras. “Acho necessário haver punições mais severas, como a aplicação de multas e a prisão em flagrante”, disse.

Iluminação

No tocante à iluminação, o procurador Pedro Dias, representando o Estado, afirmou que ela já está sendo providenciada. Também caberá ao Estado, através da Secretaria de Infra-Estrutura, realizar a limpeza do canal e cercar os terrenos baldios da área, além de regularizar oficialmente o terreno, tudo isso em um prazo de 90 dias.

Tapa-buraco

A representante da Emurb, Cássia Sobral Teles, declarou que o órgão está cumprindo com as suas obrigações, uma vez que já realizou várias operações de tapa-buraco, embora eles ainda persistam. Já o assessor jurídico do DER, Frederico Galindo, ressaltou que como a área do Centro é considerada urbana, não é incumbência do DER fazer serviços de pavimentação no local. Mesmo assim, o assessor propôs a realização de convênios com a EMURB para as obras necessárias à implantação da rótula sugerida pela SMTT, na quais o DER fornecerá a massa asfáltica. Ainda com relação a essa obra, a SMTT deverá estudar formas necessárias de aumentar a segurança.

Transporte

Apenas nas questões relativas ao transporte público não foram notados avanços. Apesar das constantes reclamações da linha que serve ao centro, considerada insuficiente, a SMTT não apresentou uma proposta para atenuar a situação. Como afirmou a representante, não existe demanda suficiente na área para que novos ônibus sejam colocados à disposição dos trabalhadores da região ou dos que necessitam dos serviços ali prestados.

O procurador Paulo Guedes declarou que ainda serão necessárias reuniões específicas com cada órgão para conversar e observar os encaminhamentos da reunião desta sexta, 22.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais