Os caminhos para realçar o transporte público na era dos aplicativos

Faixas exclusivas são o principal pleito do Setransp para o sistema de transporte público (Ícaro Novaes/Portal Infonet)

Expansão veicular, serviços clandestino, aplicativos de transporte. A mobilidade urbana é impactada todos os dias pelos fenômenos, emergentes ou não, que aparecem como opções de deslocamento para milhares de pessoas que têm uma rotina fora das suas casas. Quem não acompanha esse crescimento desordenado de opções de transporte são as vias públicas das grandes metrópoles. As avenidas estão cada vez mais estranguladas pelo fluxo de automóveis, motocicletas e ônibus – um conflito urbano que atinge todos que precisam cruzar as vias. Nessa disputa, o equilíbrio do sistema de transporte público fica em xeque.

Confira a reportagem completa no vídeo:

SMTT

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informou que as faixas exclusivas são objeto de um processo judicial em que a SMTT já recorreu da decisão do Tribunal de Justiça de Sergipe (que na época, decidiu proibir as faixas), e aguarda decisão de instância superior. O órgão explicou que as faixas permanecem vigorando enquanto o processo corre na Justiça.

Insegurança 

De acordo com o Setransp, desde o ano de 2016, quando o transporte público atingiu número recorde de assaltos, essa estatística vem caindo consideravelmente. Em coletiva de imprensa no último mês de dezembro, junto com a cúpula da Segurança Pública de Sergipe, o sindicato que representa as empresas de ônibus divulgou redução de 83% no número de assaltos, com o registro de 277 casos em 2019.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais