Ovos de chocolate não apresentam irregularidades

Mais de mil ovos foram avaliados (Fotos: Portal Infonet)

Brinquedos nos ovos também são avaliados

Pescados também serão analisados

Com a chegada do período da páscoa, a venda dos ovos de chocolate dispara e os riscos na fabricação desses produtos também aumentam. Neste ano, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) realizou a fiscalização em mais de mil produtos em todo o estado, porém, nenhuma irregularidade foi detectada.

De acordo com o gerente executivo de metrologia e qualidade industrial do ITPS, Moater Paulon, foram avaliados 156 produtos em laboratório, além de outras 988 amostras de ovos de chocolate com brinquedos. A não identificação de produtos com irregularidade não é surpreendente, segundo o gerente. “No princípio você sempre pega alguma irregularidade, mas os comerciantes foram se adequando, cuidando para não comprar produto sem selo do Inmetro e hoje não é surpresa, mas a gente mantém a fiscalização para que isso não volte”, afirma.

Segundo ele, todos os produtos que são levados ao laboratório são verificados com a presença do responsável, seja o fabricante ou importador. Caso seja verificada alguma irregularidade, o responsável recebe uma notificação, onde ele terá dez dias para se explicar. “Constatando a irregularidade, ele recebe uma multa que varia de R$ 150 até R$ 1,5 milhão, a depender do produto”, explica.

Pescados

Nesta semana o ITPS também inicia a fiscalização nos pescados, que também registram aumento de venda no período da páscoa. “A partir de amanhã a gente começa a fiscalização nos pescados, onde é avaliado o peso. Verificamos se há a presença de blocos de água congelada”, explica.

Por Yago de Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais