Como parte do Programa ‘Segunda às 9 – Ciclo de Palestras da Embrapa Tabuleiros Costeiros’ acontece nesta manhã um debate com o tema ‘Considerações sobre culturas potenciais para a produção de biodiesel no Estado de Sergipe’. O evento tem entrada franca e ocorre na Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, localizada na avenida Beira Mar, 3250, Praia 13 de Julho.
O palestrante é o pesquisador Ivenio Rubens Oliveira, que tem doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ele informa que nos últimos anos, a palavra ‘Biodiesel’ tornou-se comum no Brasil, com maior ênfase no Nordeste. Para a obtenção deste produto, várias são as alternativas, sendo que as mais importantes estão ligadas ao setor de produção primário, ou seja, a agricultura. Muitas plantas podem dar origem a óleos vegetais, o que difere uma da outra é a qualidade e a quantidade produzida do óleo de cada uma.
As pesquisas da Unidade têm focado algumas destas plantas, principalmente, no que diz respeito à adaptabilidade de cultivares desenvolvidas por diferentes centros de pesquisa da Embrapa. “Busca-se as que são mais adequadas à exploração, ou seja aquelas mais produtivas e que potencialmente possam significar um maior retorno para o produtor que optar pelo cultivo de plantas visando a produção do Biodiesel”, explica o pesquisador.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B