Paralisação: serviços no Detran continuam prejudicados

Atendimento aos usuários ficam prejudicados (Foto: Portal Infonet)

Os serviços nas unidades do Detran/SE, tanto no interior quanto na capital continuam paralisados.  Os servidores paralisaram as atividades mais uma vez nesta quarta-feira 21. As paralizações semanais têm como objetivo pressionar a direção do órgão a exoneração de dois funcionários. Sindicalistas denunciam irregularidades na contratação de funcionários e no setor de atendimento.

Sem os servidores para auxiliar no atendimento aos usuários, a demora em resolver questões, como a retirada da Carteira de Habilitação e vistorias, continua sendo uma das principais queixas.

Quem procurou o órgão na manhã desta quarta-feira, 21, chegou a esperar por mais de 40 minutos para ser atendido. O promotor de vendas, Max Willian Santos, disse que chegou cedo ao Detran. “Eu quero apenas pegar a minha carteira de habilitação, mas parece que não tem servidor para atender. Estou aguardando há 40 minutos”, conta.

Já dona de casa Maria Izabel Maciel reclamou da mudança de data da vistoria. “Eles mudaram a data da vistoria e não avisaram com antecedência, um absurdo”, reclama.

Max Willian Santos disse que chegou cedo ao Detran

Segundo o Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Sindetran) os funcionários exercem funções que são estritamente direcionadas aos servidores. “Uma dos casos é que um diretor de uma unidade colocou a cunhada para realizar serviços e sem nenhum vínculo com o Detran. A outra funcionária, que estava irregular, depois que denunciamos, a diretoria deu um cargo de chefia e ignorou a denúncia”, disse o diretor do Sindetran, Thiago Bonfim.

Ainda segundo o sindicalista, foi protocolado um pedido de explicações e punições aos envolvidos. “Mesmo sabendo da irregularidade, a direção não tomou providência. Por isso, só vamos para com a mobilização se eles (os funcionários) forem demitidos”, garante.

Detran

Em nota o Detran esclarece que "Diante de mais uma paralisação anunciada para o dia 21 de outubro pelo Sindicato dos Assistentes de Trânsito, Vistoriadores de Trânsito e Servidores do Detran de Sergipe – Sindetran/SE –, o Detran/SE mantém o seu posicionamento, declarando serem infundados os motivos expostos pela categoria. Para a direção da autarquia, os atos da gestão estão em estrita obediência aos ditames legais, de acordo com as atribuições inerentes ao gestor público, a quem cabe nomear e exonerar conforme as necessidades da administração.

O setor jurídico do Detran/SE aguarda resposta da Justiça sobre as petições protocoladas para providências em relação às paralisações. Com essa interrupção semanal dos serviços, o sindicato tenta burlar a decisão da justiça, que julgou ilegal a greve da categoria. A administração do órgão ressalta que tomará o apontamento da frequência dos servidores, através dos relatórios de produção, para desconto dos dias de quem não comparecer ao trabalho.

O Detran/SE lembra que tem deixado aberto o canal de diálogo com os servidores, atendendo a alguns pleitos, como a implantação do estudo de Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos – PCCV -, sob a supervisão da Secretaria de Estado de Planejamento – SEPLAG; encaminhamento para a realização de concurso público para 100 vagas de Vistoriador de Trânsito; melhorias nas unidades de atendimento de todo o estado.

Para amenizar os prejuízos das paralisações à população, o Detran/SE orienta que os usuários busquem o Portal de Autoatendimento para solicitar serviços ou agendar um atendimento presencial, inclusive para realização de vistorias em todas as unidades da Grande Aracaju."

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais