Parque Nacional Serra de Itabaiana será oficializado

Foto: Marcel Nauer
Em solenidade marcada para às 9 horas dessa sexta-feira, na Base do Ibama, localizada na Serra de Itabaiana, será implantado oficialmente o Parque Nacional Serra de Itabaiana. A área é de transição dos biomas Mata Atlântica e Caatinga, abrangendo os municípios de Areia Branca, Itabaiana, Laranjeiras, Itaporanga D’Ajuda e Campo do Brito.

 

“Trata-se de um marco na nossa política ambiental. É importante ressaltar que o processo iniciado para a criação do Parque vinha se arrastando por sucessivos governos sem solução. A sua implantação agora, vem resolver um passivo ambiental do Estado”, afirma o gerente do Ibama em Sergipe, Márcio Macedo.

Com uma área de 7.966 hectares, dos quais 3,5% estão regularizados, o Parque Nacional Serra de Itabaiana objetiva preservar os ecossistemas naturais existentes, permitindo a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico.

 

O evento de implantação oficial do Parque será prestigiado pelos diretores de
Ecossistema, e de Proteção Ambiental do Ibama, respectivamente, Valmir Ortega e Flávio Montiel, autoridades sergipanas, pesquisadores e a população que reside no entorno da área de preservação.

 

ESPÉCIES AMEAÇADAS – O primeiro Parque Nacional localizado em Sergipe é uma área caracterizada pelo Ministério do Meio Ambiente como de alta importância para a conservação da biodiversidade. Estudos científicos, realizados sob a coordenação da Universidade Federal de Sergipe, indicam uma composição faunística com a presença de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

 

No Estudo foram registradas 16 espécies de serpentes, 24 de anfíbios e 123 de aves, sendo que destas últimas, três são restritas da mata atlântica e uma endêmica na caatinga. Além disso, na região da Serra Comprida existem registros da ocorrência do macaco-prego-do-peito-amarelo, espécie de primata criticamente ameaçada de extinção.

Segundo o gerente do Ibama, Márcio Macedo, a área do Parque resguarda recursos hídricos de significativa importância para o abastecimento público das comunidades do agreste de Itabaiana, inclusive de parte de Aracaju.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais