Caso a proposta seja aceita, a passagem, que atualmente é de R$ 1,75, passará a custar R$ 2,10. O valor sugerido baseia-se na lei número 1.765 de 10 de dezembro de 1991, a qual versa sobre a planilha de custo para o cálculo da tarifa do sistema de transporte coletivo do município de Aracaju. A proposta de reajuste ainda considera que no mês de março de 2009 ocorrerá a discussão do acordo coletivo dos rodoviários. Após o recebimento deste documento a SMTT irá encaminhá-lo para o conselho Administrativo do órgão para avaliar o pedido. Os cálculos da SMTT serão feitos com base nas Planilhas Tarifárias que poderão apontar para uma nova proposta de valor. De acordo com a assessoria da SMTT, geralmente o que os empresários pedem nunca é aceito sem uma contra-proposta e muita negociação. Depois disso, o prefeito deverá sancionar o valor da nova tarifa. Ainda não há previsão de prazo para que isso ocorra. Planilha Tarifária Para estimar o custo por passageiro, faz-se uma seqüência de cálculos com os dados registrados na planilha tarifária. Esta planilha é uma tabela onde se registram os componentes do custo do transporte. Há os fixos, que não variam com a quantidade de quilômetros viajados: salários e seus impostos, depreciação do capital. E os custos variáveis, proporcionais à quilometragem rodada: combustível, desgaste de peças, pneus e lubrificantes.
Os empresários que atuam no transporte público de Aracaju, solicitaram por meio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), na manhã desta sexta-feira, 12, à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) um reajuste na tarifa de ônibus de 20%. Trabalhadores podem pagar mais caro nos ônibus que circulam em Aracaju
A tarifa é calculada dividindo-se a soma dos custos pelo IPK (Índice de Passageiros por Quilômetro). Significa, em outras palavras, a média de passageiros transportados pelos ônibus de uma cidade, a cada quilômetro rodado. Para saber o custo estimado do serviço, seja numa cidade, numa linha ou conjunto delas, basta dividir o custo do quilômetro rodado pelo número de passageiros por quilômetro (IPK).
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