Um peixe-boi marinho tinga foi localizado ferido no município de Brejo Grande, próximo à foz do rio São Francisco. A informação é da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA). A região possui um importante banco de alimentação para o animal, abundante em capim-agulha.
De acordo com a FMA, inicialmente Tinga foi avistado com diversas lesões provocadas por instrumentos cortantes no dorso, mas um novo ferimento, ainda mais extenso e profundo na lateral da face é o mais preocupante.
Profissionais capacitados permanecem no local realizando os tratamentos adequados e acompanhando o estado de saúde do peixe-boi marinho. Foi ainda implantado na espécie um transmissor que envia informações por satélite para monitorar a recuperação do animal.
Alerta
Ao encontrar a espécie, a FMA orienta que seja mantida uma distância mínima de 10 metros, o animal pesa mais de 400kg e pode machucar as pessoas com movimentos bruscos. A fundação também alerta que não se deve tocar, alimentar ou fornecer bebidas para o peixe-boi . Também é importante que os motoristas de embarcações motorizadas naveguem com atenção, já que as hélices podem machucar o animal gravemente.
Caso o animal esteja em situação de perigo, machucado ou encalhado, o contato com a organização de Sergipe e Bahia, pode ser feito através dos telefones (79) 99171-5216 / (79) 99130-0016.
por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B