A energia elétrica nos perímetros irrigados do Sertão sergipano começou a ser religada nesta quarta-feira, 24. O corte do recurso se deu após a falta de pagamento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A previsão é que o restabelecimento aconteça em até cinco dias.
De acordo com a Energisa, a empresa já começou a programação de religação hoje, buscando antecipar o prazo previsto na liminar. Até o momento, o restabelecimento foi iniciado nos municípios de Canindé do São Francisco e Propriá.
No entanto, até o momento, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) ainda não apresentou nenhuma solução concreta para garantir o pagamento da dívida atual ou das próximas faturas, que vencem ao longo deste ano.
A Codevasf disse que segue realizando esforços para garantir recursos orçamentários para a quitação de débitos relativos ao fornecimento de energia elétrica dos projetos de irrigação, inclusive em contato com representantes do Congresso Nacional.
Entenda o caso
Na manhã desta terça-feira, 23, produtores rurais e piscicultores do assentamento Jacaré Curituba, em Canindé, fecharam a rodovia SE-230 em protesto contra a falta de energia e água para irrigação. Os manifestantes afirmam que a escassez de água foi causada pelo corte de energia elétrica após a falta de pagamento da Codevasf.
Os produtores afirmaram também que a suspensão do fornecimento de energia impede o funcionamento das bombas nas estações de bombeamento, deixando a comunidade sem água tanto para irrigação quanto para consumo.
por Carol Mundim e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B