Um vídeo contendo imagens de um tubarão fêmea supostamente capturado na Praia da Caueira, município de Itaporanga D’ajuda, circula nas redes sociais desde a noite da última terça-feira, 31. A captura está sendo alvo de análise do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe e há a possibilidade de enquadramento na lei de crimes ambientais.
Nos registros divulgados nas redes sociais foi apontada a versão de que a pesca aconteceu de maneira involuntária, quando o tubarão havia ficado preso à rede dos pescadores da região. Ainda nos registros, internautas apontaram que o animal estava em período de gestação e a versão foi confirmada pelo Ibama, que classificou como uma ‘infeliz coincidência’, haja vista que não há um período de defeso legalmente instituído para a espécie.
“Será realizada análise das imagens para tentar identificar a espécie em questão e verificar se consta em lista de animais ameaçados de extinção. Caso seja confirmado, as medidas pertinentes serão adotadas com base na lei de crimes ambientais”, detalhou o órgão, por meio de nota.
O caso não foi registrado junto à Delegacia de Itaporanga D’ajuda e, por enquanto, será investigado apenas pelo Ibama.
por Daniel Rezende
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B