
Um pescador de 43 anos ficou ferido após ser atacado por um jacaré enquanto colocava uma rede de pesca no Riacho Capivara, no município de Porto da Folha, no alto sertão sergipano. O caso ocorreu na tarde da última segunda-feira, 2. A vítima, identificada como Airan Rodrigues, recebeu atendimento médico no hospital da cidade e passa bem.
Segundo relato do pescador, o ataque aconteceu de forma repentina, no momento em que ele se preparava para encerrar a pescaria. “Eu fui por volta das quatro horas da tarde e já estava voltando para casa. Resolvi dar só mais um lance, quando o jacaré me atacou. Foi muito rápido”, afirmou.
Airan foi atingido na panturrilha esquerda e sofreu ferimentos profundos. Ele precisou levar pontos após o ataque. “Os cortes foram fundos, acredito que tenham sido causados pela presa do animal. Levei cerca de seis pontos”, contou.
Após conseguir se afastar do jacaré, o pescador deixou o local correndo, foi para casa e realizou a limpeza inicial do ferimento antes de procurar atendimento médico. O hospital municipal informou o caso aos órgãos competentes.
Ainda de acordo com Airan, após o ocorrido, ele alertou crianças e outras pessoas que estavam no local sobre a presença do animal no riacho.
Orientações
A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) reforça que rios, riachos e lagoas são ambientes naturais de animais silvestres e, por isso, exigem atenção redobrada da população. A orientação é evitar qualquer tipo de aproximação, não alimentar nem tentar capturar os animais. Em caso de avistamento, a recomendação é se afastar do local com segurança e acionar imediatamente os órgãos competentes.
A Adema pode ser acionada pelo WhatsApp (79) 99983-7148, todos os dias, das 7h às 13h, ou pelo telefone (79) 3198-7152, de segunda a sexta-feira, no mesmo horário. Também é possível comunicar a ocorrência à Companhia Independente de Polícia Ambiental, pelo número 190, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Por Aline Souto e Verlane Estácio
