Pescadores já podem solicitar seguro-desemprego

Os pescadores artesanais que vão paralisar as atividades em dezembro por causa do período do defeso já podem solicitar o seguro-desemprego nas Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs), nas agências do Sistema Nacional de emprego (SINE), a partir de hoje, 1º.

 

Em dezembro serão suspensas a pesca do camarão rosa, branco e sete barbas nos estados de Sergipe, Alagoas, Bahia e Ceará. Em razão da piracema, quando as espécies atravessam quilômetros até áreas de desova, fica proibida a pesca nos Estados de Sergipe, Bahia e Maranhão.

 

De acordo com o Ministério do Trabalho, o benefício de um salário mínimo mensal pode ser requisitado 30 dias antes do início do defeso. No ano passado, a medida beneficiou a famílias de 31 mil trabalhadores. Para receber o benefício, o pescador deve preencher o formulário de requerimento do seguro-desemprego e comprovar que está inscrito na Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca há pelo menos um ano.

 

Deverá apresentar também o atestado da colônia de pescadores artesanais, documento que vai comprovar o exercício da atividade, carteira de identidade ou de trabalho, comprovante de pagamento das contribuições previdenciárias e o número de inscrição como Segurado Especial. Em 30 dias, a primeira parcela do seguro-desemprego estará disponível nas agências da Caixa Econômica Federal, nas Casas Lotéricas ou nas unidades da Caixa Aqui.

 

Fonte: Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais