Petrobras deverá apresentar plano de erradicação do coral-sol em SE

O plano deverá ser executado com acompanhamento e supervisão do Ibama, com a apresentação de relatórios trimestrais (Foto: arquivo Portal Infonet)

O juiz substituto da 2ª Vara Federal de Sergipe, Guilherme Jantsch, deu um prazo de 120 dias (4 meses) para que a Petrobras elabore um plano emergencial e cronograma de execução para erradicação e controle do coral-sol, uma espécie identificada nas estruturas relacionadas à exploração de petróleo em águas sergipanas. O plano deverá ser executado com acompanhamento e supervisão do Ibama, com a apresentação de relatórios trimestrais.

A decisão foi fruto de uma Ação Civil Pública (ACP), impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF), em face da Petrobras e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A referida ação trata da proliferação do coral-sol, uma espécie exótica e nociva do gênero tubastraea, em águas sergipanas.

De acordo com o autor da ACP, o processo de bioincrustração da espécie se dá em decorrência da exploração e prospecção de petróleo, o que pode causar desequilíbrio no ecossistema costeiro do litoral de Sergipe. Para o magistrado, os estudos técnicos trazem  elementos robustos a indicar a nocividade do coral-sol, o que, à luz do princípio da precaução, é suficiente para impor a intervenção em favor da proteção ambiental.

Além disso, segundo o juiz, o dano recai não apenas sobre o ecossistema da região, havendo também risco de contaminação da faixa contínua de corais que se estende do estado de Alagoas ao Rio Grande do Norte. Há, portanto, razões redobradas para a precaução e prevenção.

Petrobras

O Portal Infonet encontrou em contato a Petrobras, que informou não ter sido notificada da decisão e que irá se manifestar após notificação oficial da Justiça.

 

Por João Paulo Schneider

Com informações da JF

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais