
Durante reunião realizada nesta sexta-feira, 22, a Petrobras anunciou o cronograma do Projeto Sergipe Águas Profundas (Seap), que inclui a retomada da operação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) com a administração da Petrobrás. A reunião ocorreu no município de Carmópolis e contou com a participação de representantes da estatal, prefeitos e parlamentares de Sergipe.
De acordo com a Petrobras, o cronograma prevê que o processo licitatório seja concluído até o final de setembro deste ano. A etapa seguinte será a assinatura dos contratos, programada para ocorrer no primeiro semestre de 2026. O início efetivo da produção está previsto para 2030, marcando a fase final de implantação do projeto em Sergipe.
Ainda segundo a estatal, os investimentos estão em andamento, e em Sergipe, a previsão inicial é de R$ 10 bilhões, com potencial de alcançar R$ 60 bilhões.
Durante o encontro, o senador Rogério Carvalho (PT/SE), destacou a importância da Petrobras para o estado e cobrou compromisso com a geração de empregos locais. “Queremos a Petrobras de volta, mas não de qualquer jeito. Queremos que os empregos gerados fiquem em Sergipe e que a riqueza da nossa terra se traduza em desenvolvimento para o nosso povo”, disse.
A Petrobras enfatizou ainda que está avançando nos estudos para implantar o programa Autonomia e Renda em Carmópolis, capacitando trabalhadores locais para atuar nos projetos da Petrobras.
Por Nicolle Santana e Aisla Vasconcelos
com informações da assessoria parlamentar