A Petrobrás entrou ontem com uma ação de Mandato Probitório para retirada do acampamento de protesto instalado pelo Sindicato dos Funcionários da Petrobras (Sindipetro AL/SE) em frente à sede da empresa na rua Acre. Há 44 dias os manifestantes protestam pela anistia e pela readmissão dos funcionários demitidos em 1996, após a greve de maio de 95. Ao todo a Petrobras já readmitiu aproximadamente 400 funcionários em Sergipe, mas ainda restam em torno de 200. Reunião para deliberação de ações acontecida nessa manhã no acampamento.
O mandado foi expedido pela Drª Dauquíria de Melo Ferreira, juíza da 8ª Vara Civil da Comarca de Aracaju. De acordo com o documento, caso os manifestantes não retirem o acampamento o Sindipetro terá de pagar uma multa diária de R$500,00. Na ação é pedido que seja feita a “retirada definitiva das faixas, bandeiras e qualquer oputro aparto que se encontre nos muros da empresa”.
Segundo Tânia Fontes, manifestante e membro do Sindipetro, a empresa não está respeitando a Lei de Anistia 10.790 e a Lei de Readmissão 8878. “Além do mais os funcionários foram readmitidos, e não reintegrados, ou seja, entraram como iniciantes de novo”, comentou Tânia. A maioria dos manifestantes era funcionário da Petromisa, fábrica fechada em 1992, e que participaram das greves de 1995.
Amanhã os manifestantes realizam a “Feijoada dos demitidos” em reação à ação da Petrobras.
Matérias Relacionadas
Continua luta por anistia dos funcionários da extinta Petromisa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B