Funcionários da Petrobras que trabalham na sede, em Aracaju, e na Fafen, unidade localizada em Laranjeiras, paralisaram as atividades nesta quarta-feira, 23, e só retornam ao trabalho às 17h. Os ponto principais da reivindicação são: o Plano de Cargos e Salários, a caravana dos anistiados e a participação dos petroleiros na manifestação do Dia Nacional da Luta.
Eles afirmam que o Plano de Cargos e Salários proposto pela Petrobras, e repassado para a Frente Nacional do Petroleiros (FNP), no dia 27 de abril, não satisfaz a categoria. De acordo com o presidente do sindicato, Stoessel Chagas, “a proposta que a Petrobras quer não compete com a necessidade dos trabalhadores”.
Ele coloca ainda que a paralisação de hoje é uma forma de lutar contra o Governo imperialista do presidente Luis Inácio Lula da Silva. “Os trabalhadores estão acordados para as ações que os governantes andam tomando. Este governo é igual ao passado. Estamos nos reunindo para definir as novas metas para a agenda dos próximos meses”, esplana.