Na manhã desta sexta-feira, 13, a Polícia Federal deflagrou a operação “Apaísios” para combater a exploração sexual infantil e o armazenamento de imagens de abuso de crianças e adolescentes em Sergipe. Cinco mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro.
As investigações, conduzidas de forma integrada entre a Polícia Federal e a Polícia Civil de Sergipe, por meio da Divisão de Inteligência (Dipol), identificaram milhares de arquivos contendo material de abuso sexual infantil armazenados por suspeitos em suas contas.
Ainda segundo a Polícia Civil de Sergipe, a equipe do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) de Aracaju, coordenada pela delegada Josefa Valéria, cumpre decisões judiciais contra investigados na capital. Já a equipe da DAGV, coordenada pela delegada Lorena Rocha, cumpre mandados em Nossa Senhora do Socorro.
As investigações apontam ainda que um dos suspeitos teria enviado para sua conta de armazenamento mais de 200 vídeos contendo material de exploração sexual de crianças e adolescentes.
Caso os indícios sejam confirmados, os investigados poderão responder pelo crime de armazenamento de arquivos de abuso sexual infantil, conforme o artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), cuja pena pode chegar a 4 anos de prisão.
Sobre a operação
A operação mobiliza equipes da Polícia Federal, do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Dipol, DAGV de Aracaju, DAGV de Nossa Senhora do Socorro e Polícia Científica.
O nome “Apaísios”, de origem grega, remete ao sinistro e ao desejo de banir tais criminosos da sociedade, reforçando o compromisso das forças policiais em proteger crianças e adolescentes e garantir um ambiente digital mais seguro.
por João Paulo Schneider
Com informações da PF
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B