Os pingüins que chegaram debilitados à costa sergipana desde o início de julho já estão prontos para retornar ao mar. Como informa o médico do Instituto de Mamíferos Aquáticos (IMA), Ernesto Foppel, os 45 pingüins que estão sendo atendidos no centro de reabilitação sergipano serão levados no dia 16 deste mês para Salvador. De lá, eles serão encaminhados de avião para o Rio de Janeiro juntamente com os mais de 600 animais da Bahia. Só então, eles serão devolvidos ao mar para que tomem o caminho de volta até a Patagônia.
De acordo com Ernesto, chegaram a Sergipe mais de 70 animais da espécie pinguim-de-magalhães, mas apenas 19 sobreviveram. “Nós faremos necropsia nos animais mortos para tentar descobrir a causa mortis. Essa análise também servirá de base para estudos do instituto”, informa Foppel. O centro de reabilitação do Estado também recebeu 21 animais de Alagoas, três da Paraíba e um de Pernambuco. “Nós fizemos uma parceira com os Ibamas de Alagoas e Pernambuco para os animais serem encaminhados para tratamento em Sergipe há 53 dias”, relata o médico.
Segundo Ernesto, neste ano houve um volume muito grande de pingüins encontrados na costa nordestina. “Anteriormente, já havia relatos de pingüins encontrados no sul da Bahia. Desta vez foram acolhidos pingüins até na Paraíba”, analisa.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B