
Janeiro é mês de férias e muitas crianças aproveitam para soltar pipas. A brincadeira deve ser realizada em locais adequados para evitar acidentes. Em 2025, foram registradas 106 ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica, impactando o fornecimento de energia para mais de 96 mil clientes.
A coordenadora de Segurança da Energisa Sergipe, Roberta Santos, reforça as principais orientações de segurança: “Caso a pipa enrosque nos fios, a recomendação é acionar a Energisa e nunca tentar removê-la. O uso de materiais cortantes, como linha chilena e cerol, também não é indicado, pois pode provocar graves acidentes”, orienta.
Ainda segundo Roberta, somente profissionais autorizados pela distribuidora, equipados com todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem realizar intervenções na rede elétrica. Em casos de pipas na rede elétrica, a população deve ficar afastada do local e acionar a Energisa imediatamente pelo 0800 079 0196.
Dicas para soltar pipas com segurança:
-Evite materiais perigosos: Nunca utilize fios metálicos ou papel laminado na confecção da pipa, pois eles conduzem eletricidade e podem causar choques fatais.
-Não arrisque sua vida: Se a pipa ficar presa na rede elétrica, não tente retirá-la.
-Use linhas seguras: Não utilize cerol ou linha chilena. Além de poder causar ferimentos graves ou até mortes, esses materiais podem cortar os fios elétricos.
-Não jogue objetos na rede: Arames, correntes ou cabos de aço podem provocar acidentes e interrupções no fornecimento de energia.
-Cuidado com o clima: Não solte pipas em dias de chuva ou com ventos muito fortes. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.
Fonte: Energisa
