Planetário: falta a conclusão das obras para inauguração

Planetário: falta a conclusão das obras para inauguração
Com a estrutura do prédio quase pronta, a inauguração da Casa da Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), instalada no Parque da Sementeira, deve ser realizada em agosto. Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), responsável pelo projeto, depende de alguns reparos finais nas obras para poder dar início à montagem dos equipamentos e assim colocar em funcionamento o ‘Planetário’.

O assessor de Comunicação da Empresa de Obras e Urbanização (Emurb), Ademar Queiroz, disse que 98% da obra está concluída. “Em termos de estrutura física, faltam as obras das duas cúpulas. A previsão é que essa conclusão seja feita até o dia 30 de julho que coincide com a data da chegada do equipamento vindo de São Paulo para dar início à montagem”, conta.  

Ademar informa que as construções tiveram início em 2006, mas que em decorrência da alteração do projeto para ampliação, ocorreu um atraso. O projeto é composto por um Planetário, Observatório e Museu de História Natural. “A finalidade é despertar o interesse para o conhecimento científico e tecnológico de alunos universitários, de ensino básico, professores, aqueles fascinados em Astronomia e afins. Esse projeto tem uma parceria do Ministério da Ciência, orçado em R$ 625 mil”, contabiliza.

Luciano Pimentel

Equipamentos

O secretário municipal de Planejamento, Luciano Pimentel, diz que “diante da previsão, a inauguração deve estar sendo feita no próximo mês”. E completa, dizendo que o único equipamento que está faltando é o de projeção.

De acordo com ele, já foram adquiridos também 81 experimentos interativos e os equipamentos referentes às matérias de química, física, matemática biologia, além do sistema de som e vigilância, eletrodomésticos, equipamentos de informática e mobiliário. “Mas o projeto está aguardando a finalização”.

Relevância

Carlos Alberto Tavares: “Pode ser uma boa opção de Turismo”
O astrônomo Augusto Almeida diz que o Planetário é de extrema importância para fins didáticos. “Universitários de áreas de Física, Química, Matemática e o ensino fundamental vão ganhar e muito com a instalação desse sistema. Os alunos vão observar, na prática, como funcionam as teorias físicas e afins, para o que antes era visto apenas na teoria”, ressalta. Ele enfatiza que boa parte dos Estados no Nordeste já possuem projetos nessa dimensão. “Aracaju tem sido um dos poucos que não tem um Planetário”.

Um visitante do parque da Sementeira, Carlos Alberto Tavares, aguarda ansioso a inauguração de um dos pontos que pode ser referência turística. “Acho que Aracaju devia investir mais para atrair turistas. Alguns Estados já têm uma diversidade de alternativas para quem quer conhecer a cidade. Esse projeto, com certeza, vai movimentar um público e um ponto turístico para quem vê falta de opção em Sergipe”, comenta o baiano que mora em Sergipe e já conheceu boa parte do país.

Por Karinéia Cruz e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais