Plantar + cuidar = qualidade de vida

Ao olhar uma praça, um canteiro ou até mesmo um simples jardim quase ninguém imagina quantas espécies de animais e pequenos insetos se beneficiam da área verde. Com a chegada da Primavera, na última quinta-feira, a atenção se voltou para o desabrochar das flores, mas muito além de um visual bonito, árvores e plantas ajudam a reduzir a poluição, a temperatura e até ruídos.

 

Em Aracaju, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) produz, mensalmente, cerca de 30 mil mudas de árvores. A maior parte delas são algaroba, amendoeira, cácia azul, cácia mimosa, oitizeiro, fícus, flamboyants, cajueiro, mangueira e palmeiras em geral, incluindo os coqueiros, que são plantados nas praças, canteiros e passeios da cidade.

 

“Plantar é sempre positivo. Plantar e cuidar. Muita gente corta e destrói árvores por mero vandalismo. Uma cidade verde é mais agradável visualmente e climaticamente. Dá um pouco de trabalho, mas os benefícios são muito maiores”, explica Myrna Landim, bióloga e professora da Universidade Federal de Sergipe.

 

Myrna lembra que uma única planta, mesmo que esteja num vasinho, pode propiciar benefícios para inúmeras espécies. “Existe todo um conjunto de insetos que usam a planta como sítios para reproduzir ou se alimentar das flores e frutos. Um jardim então é um local extremamente rico biologicamente”, completa.

 

Mudas produzidas no horto da Emsurb
Além das mudas de árvores, a Emsurb chega a produzir, mensalmente, 20 mil mudas de plantas. Somente 20% são compradas de fornecedores. O resto é cultivado no horto da Emsurb no Parque da Sementeira.

 

Segundo o assessor de comunicação da Emsurb, Helber Andrade, somente 30% de plantas com flores são introduzida em áreas verdes de Aracaju. “Isso por conta da falta de condições educacionais da população. Infelizmente, há muito vandalismo e retirada das flores dos canteiros. Então, optamos por inserir espécies que produzam um efeito bonito através das folhas, como a zínia”, informa.

 

Quer plantar uma árvore na sua rua, no seu quintal ou condomínio e

não sabe qual o melhor tipo ou como fazer? Ligue para a Emsurb

e peça informações, através dos telefones 0800-284-1300 ou (0xx79) 3179-1686

 

 

MAIS E MENOS – Dois dos bairros mais arborizados de Aracaju são o São José e o Salgado Filho. Ao longo da avenida Augusto Maynard, por exemplo, o canteiro é repleto de árvores. E ainda existe a praça Tobias Barreto, que além de muitas árvores e plantas abriga um Zoo Parque, com pássaros de diversas espécies.

 

Já no Santa Maria não existem áreas verdes, pois não há delimitação de canteiros, praças ou passeios. “O Santa Maria é uma exceção. Quanto às demais áreas da cidade, temos feito trabalhos, porém a colaboração da população é importante, pois nas proximidades de bares se colocam mesas, carros ficam sobre o jardim, a comunidade utiliza como campo de futebol, enfim, não é só plantar, tem também que manter”, enfatiza o assessor da Emsurb.

 

Para o universitário Carlos dos Santos, que mora no São José, a arborização do bairro é muito importante. “Eu costumo colocar a mesa na calçada no final de semana e ficar batendo papo com os amigos, vendo as meninas passarem”, brinca. Ele também freqüenta regularmente o Parque da Sementeira, onde aproveita para descansar e ler à sombra das árvores.

 

Redução da temperatura
As árvores e outros vegetais interceptam, refletem, absorvem e transmitem radiação solar, melhorando a temperatura do ar no ambiente urbano. No entanto, a eficiência do processo depende das características da espécie utilizada, tais como a forma da folha, a densidade foliar e o tipo de ramificação.

 

Redução da poluição
As árvores no ambiente urbano têm considerável potencial de remoção de partículas e gases poluentes da atmosfera. No entanto, a capacidade de retenção ou tolerância a poluentes varia entre espécies e mesmo entre indivíduos da mesma espécie. Algumas árvores têm a capacidade de filtrar compostos químicos poluentes, como o dióxido de enxofre (SO2), o ozônio (O3) e o flúor.

 

Redução dos ruídos
A presença das árvores reduz os níveis da poluição sonora ao impedir que os ruídos e barulhos fiquem refletindo continuamente nas paredes das casas e edifícios, causando uma sensação de um som permanente, similar ao que sentimos ao falar numa sala vazia, sem móveis. Isto é, as árvores e suas folhas contribuem para absorver a energia sonora fazendo com que os sons emitidos desapareçam rapidamente.

 

 

DEFICIÊNCIAS – Para a bióloga e doutora em Botânica, Myrna Landim, Aracaju é uma cidade bem arborizada, mas existem deficiências. “Uma delas é a baixa diversidade das espécies. Isso limita a alimentação da fauna, além de ser visualmente monótono”, ressalta.

 

Segundo a bióloga, a cidade passa por um modismo do ficus, árvore de pequeno porte, mas que tem a copa bastante cheia. “Tem gente que acha bonito ficar podando o ficus, mas é uma árvore de uma copa linda, que deveria ser preservada”, critica.

 

Ela também alerta quanto à poda exagerada. “Deve haver um planejamento na hora do plantio para que a árvore não fique perto da fiação elétrica, tendo que ser podada constantemente e impedindo o crescimento da mesma. Afinal é a copa da árvore que ameniza a temperatura e dá sombra”, lembra Myrna.

 

Contudo, o assessor de comunicação da Emsurb garante que no momento do plantio é verificado o lugar mais adequado, analisando como vai se comportar a copa da árvore, se há lençol freático, espaçamento do canteiro ou da calçada, distância entre a calçada e os galhos suspensos, entre outros fatores.

 

Por Janaina Cruz

Da redação do Portal InfoNet

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais