Após um trajeto de cerca de 36 horas da base de Aratu, Bahia, ao litoral sul sergipano, o FPSO Sevan Piranema, chegou ao Campo de Piranema às 4h45 da manhã de hoje, 8. A partir de agora, começam os procedimentos para ancoragem e instalação da plataforma.
O Campo de Piranema foi descoberto em 2002 e está localizado em frente ao povoado do Abais, município de Estância. As atividades de perfuração bem como as de escoamento de petróleo e gás vão ser realizadas em águas profundas. O óleo encontrado é considerado o mais valorizado do mercado.
Quando a plataforma estiver em operação, aumentará em 60% a produção de petróleo do Estado contribuindo assim para a auto-suficiência no país. É estimada uma elevação no mesmo percentual dos royalties e impostos pagos pela Petrobras no Estado.
Plataforma
Construída na China e Holanda, a Sevan Piranema é a primeira unidade flutuante de produção, estocagem e alívio de óleo redonda do mundo em operação, e conta com um pioneiro e exclusivo conceito de casco duplo cilíndrico que, além de assegurar estabilidade, evita possíveis acidentes de derramamento de óleo e possibilita escoamento rápido. Possui capacidade de processamento de 30 mil barris/dia de óleo e 3,6 milhões de m3 dia de gás, podendo estocar 300 mil barris.
Comentários