![]() |
Apreensões realizadas durante operação Comércio Seguro (Foto: SSP/SE) |
A Polícia Militar divulgou o resultado final da operação ‘Comércio Seguro’, desencadeada entre os dias 29 de outubro e o último sábado, 12 de janeiro. A ação teve como objetivo garantir a segurança de lojistas e consumidores no período de compras do final do ano nas áreas comerciais do Centro da capital, bairros Siqueira Campos, Treze de Julho, Salgado Filho e São José.
Planejada pela 1ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (1ª Cia/8º BPCom), a operação ocorreu nas modalidades de policiamento a pé, motorizado e montado. No mês de novembro o trabalho foi desenvolvido das 7 às 19h, enquanto no mês de dezembro as ações foram estendidas até às 22h.
“Nosso trabalho foi realizado em áreas de maior ocorrência de roubo, furto a pessoas e veículos, arrombamentos de estabelecimentos comerciais, tendo como base levantamentos do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp)” destacou o major Vivaldy Cabral, comandante do 8º Batalhão de coordenador geral da operação.
De acordo com o tenente Fábio Alcântara, comandante da 1ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (1ª Cia/8º BPCom), os bons resultados alcançados nesta edição são fruto do comprometimento de todos os policiais militares envolvidos na operação. “Além disso, reativamos o motopatrulhamento na área do Centro comercial de Aracaju e ativamos uma base avançada de apoio à Corporação na Rua do Turista [resultado de um convênio entre a PM e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – Seplag]. O local tem facilitado o atendimento ao público”, pontuou o tenente Alcântara.
Panfletos
A Polícia Militar distribuiu panfletos com dicas de segurança e adesivos com os telefones funcionais das viaturas que atendem ocorrências na zona comercial, com o intuito de diminuir o tempo resposta a possíveis situações.
Houve redução
Em relação ao mesmo período da operação realizada em 2011, o presente trabalho apontou uma redução de 12,5% nos roubos; de 14,25% em situações envolvendo tráfico de entorpecentes; de 64,30% em situações de tentativa de roubo; além da redução em 100% de casos de homicídios e de 67% em ocorrências de estelionato.
Houve aumento
Em relação ao mesmo período da operação realizada em 2011, o presente trabalho apontou aumento significativo de 367% em casos de apreensão de arma branca, com apreensão de 14 facas; 11 mais do que na última operação desta natureza.
Em relação à apreensão de arma de fogo, foram efetuadas 12, sendo sete a mais do que em 2011. A operação registrou também aumento de 50% na recuperação de veículos e seis recapturas de cidadãos foragidos do sistema prisional, apontando um aumento de 100% no registro de ocorrências desta natureza em comparação à operação desencadeada em 2011.
Unidades empregadas
A operação ‘Comércio Seguro’ contou com o envolvimento de diversas tropas da Polícia Militar: Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), Batalhão de Choque, Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), Esquadrão de Polícia Montada (EPMon), 8º Batalhão, Companhia de Comando e Serviço (CCSV) e militares lotados no Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público.
Fonte: SSP/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B