PM realiza reintegração de posse em Itaporanga

PM realiza reintegração de posse em Itaporanga (Foto: GGCC/PM)

Na segunda-feira, 19, foi cumprida mais uma reintegração de posse de forma pacífica. Não houve necessidade do emprego da tropa, tendo prevalecido o diálogo e as técnicas de negociação. O mandado foi executado na Fazenda Monte Alegre, localizada no município de Itaporanga d’ Ajuda, distante 29 km de Aracaju.

As tratativas mantidas entre a equipe do Gabinete de Gestão de Crises e Conflitos (GGCC), o oficial de justiça, a FNL (movimento social que estava à frente da ocupação) e alguns ocupantes presentes no local, foram iniciadas em 23 de outubro, quando os integrantes do GGCC realizaram as primeiras visitas técnicas, e destacaram a importância do cumprimento espontâneo de uma determinação judicial e também sobre a possibilidade da saída voluntária. No terreno em questão, havia diversas famílias distribuídas em aproximadamente 55 barracos de lona e madeira.

Como de praxe, manteve-se uma tratativa aberta e transparente com as partes, demonstrando, inclusive, a forma de agir da Polícia Militar, pois a postura da Instituição é evitar o confronto e a presença da tropa especializada em ações como essas. Além disso, a disposição ao diálogo por parte da liderança da Frente Nacional de Lutas, movimento social, facilitou as negociações, desenvolvendo uma relação de confiabilidade entre a PM e os ocupantes.

Número de reintegrações

Desde o início do ano, foram cumpridos 12 mandados, dos quais nove foram concluídos de forma espontânea e pacífica, e três com a presença de tropa especializada, perfazendo o saldo positivo de 75% de demandas solucionadas voluntariamente.

Fonte: GGCC/PM

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais