PMA firma parceria para conversão do sinal analógico

Edvaldo e Carolinna Tosta assinam termo de cooperação (Foto: Marco Vieira/PMA)

A Prefeitura de Aracaju e a Seja Digital firmaram um termo de cooperação, na manhã desta sexta-feira, 23, para a promoção de ações sobre o desligamento do sinal analógico da TV e a distribuição gratuita de conversores digitais para cidadãos de baixa renda. Na solenidade, o prefeito Edvaldo Nogueira e gestores municipais de outros municípios sergipanos assinaram a parceria, que beneficiará mais de 1 milhão de pessoas. O desligamento da transmissão analógica ocorrerá em 30 de maio.

Para Edvaldo, a ação tem um importante objetivo: contribuir para que Aracaju se torne uma cidade mais digital. “Nesta parceria com a ‘Seja Digital’, a prefeitura colocou os Centros de Assistência Social, as secretarias de Educação e Saúde e a Fundação de Formação do Trabalho para contribuírem neste processo de informar a população, prepará-la para receber os conversores e realizar a migração do sinal analógico para o sinal digital”, afirmou o prefeito, frisando que, na capital sergipana, a expectativa é atender 32 mil famílias, cadastradas no programa Bolsa Família.

De maneira integrada, os órgãos da Prefeitura de Aracaju envolvidos no convênio contribuirão na capacitação dos servidores para orientar os aracajuanos sobre o processo de conversão do sinal e da maneira de acesso ao equipamento gratuito para receber a transmissão digital. A Secretaria de Assistência Social colocou à disposição todos os CRAS para distribuição de material, orientação, agendamento. À pasta da Educação caberá a orientação aos professores e alunos, além do envio do material informativo aos pais. Na Saúde, agentes de saúde e de endemias farão a conscientização na campanha porta a porta.

Já a Fundação de Formação para o Trabalho, a Fundat, realizará a capacitação de 120 instaladores de antenas e conversor para TV Digital, distribuídos nas Unidades de Qualificação Profissional dos Bairros Santa Maria, Santos Dumont, Coroa do Meio e Augusto Franco, para dar suporte à população na instalação.

“É fundamental inserir o poder público municipal nessa batalha de digitalizar o sinal analógico nas cidades. O mundo está mudando de maneira significativa, tendo como ponto central a tecnologia, de modo que este processo não é só a mudança do sinal, mas a abertura de perspectivas de acesso ao ambiente digital de maneira mais abrangente e inclusiva. É um grande avanço”, reforçou Edvaldo.

170 mil kits

A ‘Seja Digital’, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, firmou parcerias com as prefeituras de Aracaju, Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itabaiana, Itaporanga d’Ajuda, Laranjeiras, Malhador, Maruim, Nossa Senhora do Socorro, Pirambu, Riachuelo, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão e Siriri.

A parceria com as prefeituras prevê a capacitação de servidores municipais para atuarem como multiplicadores do processo de migração do sinal de TV, levando até a casa das pessoas, por meio do trabalho de campo que realizam nas comunidades, informação e orientação sobre o que deve ser feito para ter acesso ao sinal digital. Os servidores também darão orientação às famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal sobre a distribuição de kits gratuitos. Ao todo, mais de 170 mil kits (com antena digital e conversor com controle remoto) serão distribuídos em Aracaju e nos demais 16 municípios.

Para saber se tem direito ao kit gratuito e agendar a retirada dos equipamentos em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital, a população deve ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o portal sejadigital.com.br/kit.

“Nosso objetivo é não deixar ninguém para trás. Toda população deve estar apta a receber o sinal digital até 30 de maio”, afirmou a gerente regional da Seja Digital, Carolinna Tosta. Na apresentação feita durante a solenidade, ela informou que, desde 2016, a migração tem ocorrido, tendo iniciado por Brasília. No ano passado, Recife, Salvador e Fortaleza, além de outros 292 municípios passaram pelo mesmo processo. Neste ano, serão mais de 1 mil cidades alcançadas, incluindo todas as capitais. “Até 2023, todas as localidades do país terão o sinal analógico desligado”, frisou.

Participaram da solenidade os prefeitos Jefferson Santana (Maruim) e Elayne de Dedé (Malhador), o vice-prefeito de Areia Branca, Chicão, além de representantes de outros municípios, secretários municipais e vereadores de Aracaju.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais