Polícia do Pará prende dois em SE por fraude em locadoras de veículos

Em Sergipe, dois homens foram presos. No total da operação, 22 pessoas foram presas em vários estados (Foto: SSP/SE)

Uma operação desencadeada pela Polícia Civil do Pará em seis estados apreendeu 70 veículos e prendeu 22 pessoas nesta terça-feira, 12. Os carros eram adquiridos por uma associação criminosa articulada por meio de golpes a empresas locadoras de automóveis nas cidades de Belém, Maringá no Paraná, Imperatriz no Maranhão, Arapiraca em Alagoas, Riachão do Jacuípe na Bahia, e Aracaju.

Esta é a primeira fase da operação, que contará com outros desdobramentos. Na capital sergipana, duas pessoas foram presas. Todos os suspeitos serão levados a Belém, para responder na Delegacia de Repressão a Crime Organizado do Pará.

A organização criminosa é responsável pelo furto de cerca de 70 veículos locados em todo o país (Foto: SSP)

O delegado Kássio Viana explicou a dinâmica do grupo. “Era uma organização que movimentava muito dinheiro. Os autores locavam os veículos de locadoras de diversos lugares do país e conseguiam com documentos falsos fazer a transferência desses veículos no Departamento de Trânsito (Detran) do Pará. Locavam um carro, falsificam um contrato social da locadora, falsificam a procuração para poder transferir o veículo para uma pessoa e depois transferem para outra. Ou seja, o carro fica legalizado”.

Os suspeitos responderão por crimes como estelionato, falsificação de documentos e até corrupção, por envolver servidores do Detran do Pará.  Quem acabou comprando o veículo sem saber da procedência, não responderá criminalmente. No entanto, se houver a constatação de que consumidores adquiriram carros mesmo sabendo que eram frutos de golpes, pode haver indiciamento por receptação de veículo roubado.

O delegado emitiu um alerta. “Quando for comprar um veículo, buscar a linha sucessória e se tiver pertencido a alguma locadora, entrar em contrato com ela para saber se foi objeto de fraude”, finalizou Kássio.

Com informações da SSP/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais