Polícia Federal apura desvio de recursos no Hospital Santa Isabel

Estão sendo cumpridos seis mandados judiciais de busca e apreensão em Aracaju e Socorro (Foto: PF/SE)

A Polícia Federal (PF) deflagra nesta quarta-feira, 05, a “Operação Retificadora” , com o objetivo de obter provas para investigação que apura as práticas dos crimes de lavagem de capitais e de desvios de recursos públicos destinados à Associação Aracajuana de Beneficência (Hospital Santa Isabel).

A operação conta com o apoio e a participação da Receita Federal do Brasil (RFB/SE). Estão sendo cumpridos seis mandados judiciais de busca e apreensão em Aracaju e em Nossa Senhora do Socorro. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Sergipe.

As investigações tiveram início a partir de constatação, por parte da Receita Federal, de
inconsistências na evolução patrimonial declarada de um dos diretores do Hospital Santa Isabel
e seus familiares.

Objetos apreendidos na operação (Foto: PF/SE)

A Receita Federal analisou as declarações de imposto de renda de pessoa física (DIRPF) dos investigados, relativas aos anos-calendários de 2004 a 2017, e constatou que, a partir de 2009, os investigados apresentaram declarações retificadoras de IRPF de anos anteriores com inclusões de altos valores no tipo “Dinheiro em espécie – Moeda nacional”, sem justificativa da origem do rendimento.

Com base nas informações fornecidas, a Polícia Federal obteve autorização judicial para acessar os dados bancários e fiscais dos investigados. Através de análises, identificaram-se indícios de que a evolução patrimonial dos investigados advém de possíveis desvios de recursos públicos oriundos do Fundo Nacional de Saúde e de alguns Fundos Municipais de Sergipe.

As principais evidências verificadas foram a emissão de cheques de altos valores em favor de pessoas físicas consideradas atípicas (empregados do hospital com baixa remuneração mensal e familiares dos investigados), a ausência de informações de fornecedores e/ou prestadores de serviços e de notas fiscais nos lançamentos contábeis e a existência de registros contábeis atípicos de saída de recursos.

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria do Hospital Santa Isabel que ficou de averiguar com a direção sobre um posicionamento. O Portal permanece à disposição através do (79) 9 9916-0211 ou pelo e-mail: jornalismo@infonet.com.br

Fonte: PF/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais