População acumula lixo próximo à canal do bairro Cirurgia (Fotos: Portal Infonet) |
O dilema de quem mora no bairro Cirurgia, mais especificamente nas proximidades do canal situado na Avenida Alan Kardec, permanece com o acúmulo diário de lixo. Segundo Eduardo Araújo, funcionário de um estabelecimento comercial que fica próximo ao local do acúmulo, o lixo é descarregado por motoristas de caçambas, carroças e, principalmente, por moradores da própria comunidade.
“Um absurdo. A Prefeitura realiza a coleta de lixo até três vezes por semana e a população insiste em despejar resíduos na proximidade do canal. Essa situação já traz incômodos há cerca de quatro anos, durante diferentes governos municipais, e nada mudou até agora”, reclamou o trabalhador.
O taxista Gilvan Nunes, que é morador da localidade, comprova que a coleta de lixo é feita regularmente, embora haja ausência de caixa coletora.
Eduardo Araújo trabalha em estabelecimento próximo e se queixa da irregularidade |
“Já convivemos com o odor exalado pelo canal e com o lixo acumulado. Agora eu e minha família temos que conviver com gabirus no interior da nossa residência. Os mosquitos são constantes e a ausência de carros fumacê também. Não registro a passagem de um carro desses há cerca de três anos”, denunciou.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), várias fiscalizações estão sendo realizadas na capital para combater o acúmulo de lixo em vias públicas, através de uma ação integrada que envolve órgãos, como Vigilância Sanitária, Emsurb e SMTT. Essa ação também dá margem para aplicação de multas que variam de R$ 50 a R$ 500mil, em se tratando de pessoa física ou jurídica.
Por Nubia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B