População deve se atentar para riscos causados por chuva

A previsão é de muita chuva entre os meses de março a junho (Foto: Arquivo Infonet)

Com a chegada das chuvas em Aracaju, os riscos de desastres tornam-se ainda mais frequentes. Segundo a Defesa Civil do município, a população deve estar atenta nos próximos meses a essas questões, já que a previsão é de muita chuva para o período.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, major Silvio Prado, as chuvas devem ocorrer entre os meses de março a agosto, com mais intensidade até o mês de junho, período conhecido como quadra chuvosa. Segundo ele, a previsão aponta que já nesta última semana de março teremos chuvas todos os dias na capital.

Conforme o coordenador, desde o ano passado existe um plano de contingência elaborado pela Defesa Civil para prevenir os possíveis desastres que podem ocorrer. Além disso, também foi ativado um sistema de alerta via SMS, que avisa a população que se cadastrar sobre os riscos.

Segundo ele, na Zona Norte da cidade os maiores índices são de desabamento de terra, enquanto na Zona Sul, o risco de inundação é mais alto. Ele explica que recentemente foi feita uma atualização no monitoramento das áreas. "Fizemos uma atualização no monitoramento de áreas de risco como o Porto Dantas e Cidade Nova. Utilizamos drones para dimensionar quantas residências temos, elaborando assim um plano de resposta", explica.

Emergências

Em caso de emergências a população pode ligar para o número 199, serviço que funciona 24h e é gratuito. Por esse canal de comunicação o cidadão pode buscar ajuda e denunciar casos que envolvam riscos em suas residências ou em patrimônios públicos da cidade.

por Yago de Andrade e Jéssica França

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais