População reclama de morador de rua e lixo acumulado

Morador se instalou em calçada ao lado de terminal (Fotos: Portal Infonet)

População que reside e trabalha no bairro Atalaia, em região próxima ao terminal de integração de ônibus, reclama de um morador de rua que está abrigado ao lado do terminal. A alegação é que, além de o rapaz acumular lixo, que ele realiza queimadas e que sua moradia é ponto de encontro de outras pessoas que não têm residência.

De acordo com a agente de crédito Ana Paula Bittencourt, a guarda municipal já foi chamada para tentar resolver a situação, mas até agora nada foi feito. “O rapaz bota fogo no lixo e então fica muita fumaça. Ele também acumula muita coisa e o local fica com mau cheiro e moscas. Daqui a pouco vai virar uma invasão, e a gente não entende porque não tiram ele daqui”, relata a moradora, que destaca que o homem nunca agrediu ninguém.

Jorge Santos de Santana trabalha em uma casa próxima ao terminal e informa que as reclamações sobre a sujeira e o morador são constantes. “Ele está aqui há mais ou menos cinco meses. A polícia até já veio, pois às vezes ele se junta com outros moradores, eles ficam bebendo e acontece também dele ficar só de cueca”, comenta.

Ana Paula reclama de situação

Luiz Raimundo diz que é natural de Alagoas

Morador

O morador conversou com o Portal Infonet e se identificou como Luiz Raimundo dos Santos. Ele alega que é natural de Alagoas, que está em Aracaju há uns quatro meses, e que já residiu na cidade em outra ocasião. “Sou índio, já fui militar do exército e vice-campeão de Karatê. Só não roubo e nem uso drogas”, conta Luiz.

O morador de rua comenta que junta material para reciclagem e que, por armazenar o conteúdo na calçada onde vive, algumas pessoas aproveitam a situação para jogar lixo. Sobre as queimadas, ele conta que necessita botar fogo em alguns objetos para poder esquentar a comida.

A respeito de sua morada, Luiz Raimundo diz que a prefeitura já entrou em contato com ele para fornecer uma passagem para Alagoas. “Vou para lá e depois volto. Meu objetivo é vender uns terrenos que tenho e depois arranjar uma casa aqui”, explica. O alagoano também disse que já registrou boletim de ocorrência, pois está sem documentação para viajar.

Semfas

O Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), que enviou uma nota com esclarecimentos. Confira o conteúdo na íntegra:

"A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) está trabalhando para viabilizar o retorno do morador de rua que se encontra no Terminal Atalaia para a cidade de origem dele que, segundo ele, é Coruripe/ AL. Caso ele desista de retornar, a Secretaria não pode obrigá-lo a sair dali ou ir a qualquer outro lugar.

Em Aracaju, existe o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) que tem como objetivo promover a cidadania e a inclusão familiar e comunitária das pessoas que vivem em situação de rua, no entanto alguns não querem sair da condição de moradores de rua e irem a abrigos e outros não querem retornar às suas famílias".

Por Monique Garcez

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais