Porto de Sergipe deve ser ampliado

0

Sua excelência, o dr. Déda, ao destacar a importância para a economia sergipana de duas empresas – a Usina Campo Lindo e a Crown, fabricando latas para refrigerantes e cervejas – revelou que está na pauta do governo a ampliação do Porto de Sergipe. Ele disse que não é preciso esperar que haja uma pressão mais forte pela ampliação do porto, mas levar em conta que o nosso porto já está ficando pequeno. “A Votorantim, por exemplo, está exportando cimento via caminhão. A Fafen está ampliando sua produção de uréia. A Vale do Rio Doce tem necessidade de um porto maior”.

Ele destacou que o nosso Porto está acanhado. É preciso transformá-lo em porto de carga geral, não só graneleiro como é hoje. “É preciso que tenhamos um porto também para passageiros, para podermos receber turistas  estrangeiros”. O porto atual, operado pela Companhia Vale do Rio Doce, está situado em Barra dos Coqueiros. Trata-se de um terminal off-shore, com um cais de acostagem a 2.400m da linha da costa, abrigado por um quebra-mar de 550m. O projeto para ampliação do porto está em estudos – não se tem idéia ainda de custos – mas sua excelência, o dr. Déda, tem pressa. “Esta é a hora de ampliarmos o porto. Não podemos esperar muito”.

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais