Leon Villalba e Timothy Kennely
O afogamento de dois integrantes da banda inglesa After Death, que estavam em turnê pelo Brasil, deixou em alerta os turistas que procuram as praias de Aracaju como lazer. O acidente aconteceu ontem,21, pela manhã e vitimou os ingleses Timothy Kennelly, de 18 anos, e Leon Villalba, de 21.
Recomendações
O major Henrique, do Corpo dos Bombeiros, recomenda que os turistas procurem informações sobre o mar antes de tomar banho. “É bom evitar os locais onde há correntes marítimas, buracos e valas”, diz. Segundo o major, o melhor lugar para se banhar é onde as ondas quebram. “Essa é uma indicação de que não há buracos próximos”, alerta.
Banhistas devem tomar cuidado com a Praia da Coroa do Meio
Ele recomenda ainda que os turistas tomem banho em locais mais movimentados, onde a ajuda, caso haja afogamento, é maior. “Se ele estiver longe da beirada da praia e se afogar, é bem provável que ninguém veja”, afirma. Os locais movimentados indicam também a segurança do mar. “Por conhecer as praias, os nativos procuram lugares mais tranqüilos para se banhar. As áreas onde há grande número de acidentes são evitadas”, conta.
Tomar banho em locais mais rasos também é uma recomendação do major. “Em alto mar, a força das correntes é bem maior e pode causar acidentes”, relata. “O ideal é permanecer no local onde a água bate mais ou menos na cintura”, afirma.
Cadê os salva-vidas?
O comerciante Marques Antônio reclama que poucos salva-vidas fazem a segurança do local. “O Corpo dos Bombeiros só aumentou o número de profissionais que circulam por aqui depois da morte dos dois ingleses”, afirma. “Como a Praia da Coroa é um local perigoso, a presença dos salva-vidas tem que ser constante”, opina. Major diz que turistas precisam buscar informações sobre as praias antes de frequentá-las
A mesma opinião foi compartilhada pelo vendedor ambulante Adeilton Mendonça, que testemunhou o afogamento dos jovens ingleses. “Eles estavam em um local movimentado e as pessoas não foram ajudar porque todo mundo tem medo de morrer também”, diz. “Se houvesse salva-vidas no local, talvez eles estivessem vivos”, conta.
Vendedor testemunhou o afogamento dos ingleses |
O vendedor afirmou ainda que cinco integrantes da banda estavam fotografando a paisagem, quando três deles resolveram tomar banho de bar. “Um parou quando a água estava na altura da cintura e os outros dois continuaram nadando. Quando a água chegou mais ou menos até o pescoço, uma onda atingiu um deles e ele perdeu o equilíbrio. O que estava do lado tentou ajudar e acabou se afogando também”, conta. “O inglês que estava na beirada da praia gritou por socorro, mas ninguém foi ajudar. Uma hora depois a correnteza trouxe o corpo de um deles”, relata. As buscas pelo corpo do outro inglês, Timothy, ainda estão sendo feitas.
Os turistas baianos Djair Macedo e Ramon Casaes ficaram chocados com o acidente e afirmaram que terão mais cuidado ao se aventurar pelas praias sergipanas. “Nós conhecemos bem as praias de Sergipe, mas mesmo assim tomaremos mais cuidado, principalmente na hora de surfar”, diz Djair.
Por Carla Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B