As praias turísticas de Aracaju, iniciando trajeto pelas praias da Coroa do Meio até as praias da região do Mosqueiro estão propícias para banho. Este foi o resultado do último relatório emitido pela Administração Estadual do Meio Ambiente, através da Gerência de Avaliação e Monitoramento Ambiental (Geama/Adema).
Conforme relatório emitido pelo órgão fiscalizador, até o dia 22 de setembro todas as praias de banho tradicional e de alvo turístico, a exemplo da praia de Aruana e Sarney, estão próprias para banho.
No relatório consta também a condição da balneabilidade das prainhas dos municípios sergipanos, e ainda ratifica a condição das praias de Aracaju, as quais estão comumente indicadas como impróprias para banho, cita-se, 13 de julho, Bico do Pato, São Pedro Pescador e a do bairro Industrial.
Município
Das cinco prainhas do Rio São Francisco, interior do Estado, estão apenas apropriadas as praias da Adutora, a de Neópolis e a do povoado Saúde. As outras duas, a da Coroa do Pinto e a praia de Propriá, continuam impróprias para os uso dos banhistas.
Balneabilidade
De acordo com informações da Geama, a praia é considerada própria para banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver no máximo 1.000 coliformes termotolerantes por 100 mL da amostra.