A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), estendeu o prazo para o emplacamento de veículos de tração animal que circulam na cidade. A data limite, que antes era esta segunda-feira, 2 de fevereiro, agora é 2 de março. Os condutores que ainda não regularizaram a situação devem procurar o Centro de Educação para o Trânsito Seixas Dórea (Escola de Trânsito). O procedimento, que é gratuito, deve ser feito no horário comercial. Não é preciso levar nenhum tipo de documentação. Foto:Arquivo Portal Infonet
Com a ampliação do prazo, a fiscalização só será intensificada a partir de março, atendendo à lei n° 3502, de 26 de novembro de 2007, que regulamenta o exercício profissional dos condutores de veículos de tração animal. No total, 670 carroças estão cadastradas. Dessas, cerca de 300 já estão emplacadas e 300 condutores já participaram ou estão estão participando do curso obrigatório e gratuito de direção defensiva.
“Estendemos o prazo para que todos os condutores possam emplacar seus veículos, já que nossa fiscalização estará nas ruas e será rigorosa””, explica a coordenadora do Programa de Condutores de Veículos de Tração Animal da SMTT, Rita de Cássia. Segundo ela, o objetivo é melhorar o ordenamento do trânsito de carroças e assim garantir a segurança dos carroceiros, de outros condutores e dos pedestres. “Nossa intenção é criar as condições para protegê-los e proteger os cidadãos que transitam pelas vias da cidade. Com o cadastramento e o emplacamento, teremos um melhor controle da situação”, afirma.
O condutor que não se adequar às novas normas estará sujeito às penalidades legais, podendo pagar multa e ser retirado de circulação. Além da conduta no trânsito, o tratamento dado aos animais também será fiscalizado por equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que vão observar as condições de trabalho.
Educação para o trânsito
O emplacamento é a última fase do processo educacional. Inicialmente, os condutores participam de um curso sobre noções de trânsito, fazem uma prova teórica, que avalia o real entendimento do condutor sobre as regras de trânsito, para depois receberem a carteirinha de condutor, a placa e o certificado de conclusão do curso. “A carteira de condutor será muito importante porque evitará que menores ou outras pessoas despreparadas conduzam o veículo. Só poderá circular quem estiver habilitado”, explica Rita de Cássia.
Fonte: AAN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B