Hoje se encerra o prazo estipulado pelo Ministério da Educação (MEC) para os estudantes interessados em conseguir uma bolsa do Programa Universidade para Todos – ProUni. Desde o dia 13 começou a terceira fase de inscrições para o programa. São 16.575 vagas, 12.786 destinadas à política de cotas para indígenas e afrodescendentes. Estão à disposição dos candidatos 6.441 bolsas integrais e 10.134 parciais, no valor de 50% da mensalidade.
A pouca procura pelas bolsas parciais foi um dos motivos para a reabertura das inscrições. Os estudantes alegam que mesmo com 50% de desconto não teriam condições e arcar com os custos dos estudos. Com isso o MEC estará abrindo, para esses alunos, crédito especial por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – Fies, que financiará 25% da mensalidade.
Para pleitear à bolsa integral os candidatos devem apresentar comprovação de renda per capita de até um salário mínimo e meio por mês, ou seja R$ 390, em valores de hoje. Já os que pretendem pleitear as bolsas parciais devem possuir renda de no máximo três salários mínimos, R$ 780. Além disso, precisa preencher a um destes critérios: ter cursado todo o ensino médio em escola pública, ter cursado o ensino médio em instituição privada na condição de bolsista, ser portador de necessidade especial, ou atuar como professor da rede pública de educação básica.
Também podem concorrer ao Prouni estudantes universitários. Neste caso, a instituição em que ele está matriculado precisa ter aderido ao programa e ainda ter bolsa disponível. Caso seja selecionado, o aluno vai usufruir da bolsa apenas para completar o curso. As inscrições para a terceira fase do ProUni serão realizadas exclusivamente na página do programa na internet, no endereço: www.mec.gov.br/prouni. Para mais informações ligue 0800-616161.