Prédio na av. Ivo do Prado continua ocupado por famílias sem teto

Famílias ocupam o prédio desde o dia 27 de novembro (Foto: Instagram MLB)

Há 11 dias ocupando um prédio na Avenida Ivo do Prado, no Centro de Aracaju, as 200 famílias sem teto da Ocupação Mulungu reclamam do descaso do poder público. De acordo com o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), até esta segunda-feira, 7, ninguém da Prefeitura de Aracaju esteve no local e nem entrou em contato com as famílias.

“Infelizmente, estamos na mesma. A Prefeitura de Aracaju não entrou em contato e não mandou nenhum representante na ocupação para resolver o problema de moradia das famílias”, afirma Alana Nascimento, coordenadora nacional do MLB que explica que antes da ocupação tentou junto à Prefeitura 100 auxílios moradia e 100 auxílios emergenciais para as famílias, mas não foram atendidos.

Cerca de 200 famílias de Aracaju e região metropolitana fazem parte da ocupação João Mulungu (Foto: Instagram MLB)

Alana conta que diante da falta de medidas do poder público, o MLB está organizando uma campanha “Natal sem fome” e vai instalar na ocupação a creche comunitária e uma escola de alfabetização. “Já que o poder público não cumpre seu papel, estamos nos organizando para melhorar a qualidade de vida dessas famílias”, afirma à coordenadora.

O MLB pede ajuda à população na doação de alimentos, roupas, brinquedos, livros, carteiras e matérias escolares. As doações podem ser deixadas na portaria da Ocupação João Mulungu, que fica na Avenida Ivo do Prado, 74. Os interessados em doar podem entrar em contato através dos telefones (79) 99142-3287 ou (79) 98866-8580.

Prefeitura de Aracaju

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, informa que a Ocupação João Mulungu, no Centro, está instalada num prédio de responsabilidade do Governo do Estado, acerca do qual o Município não possui gerência administrativa.

Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), informou que o prédio ocupado não pertence ao Estado e não consta nos registros da Superintendência de Patrimônio. O prédio está registrado no 6º Ofício da Comarca de Aracaju.

Entenda

Desde  o  dia 27 de novembro que cerca de 200 famílias sem teto da capital e Região Metropolitana ocupam um prédio na Avenida Ivo do Prado, em Aracaju, que está sem uso há alguns anos. A ocupação, segundo o MLB, denominada “João Mulungu” é um protesto ao descaso do poder público.

Por Karla Pinheiro

*Matéria alterada às 14h10 do dia 09/12 para acrescentar informações do Governo do Estado.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais