Prefeito de Ribeirópolis receberá avaliação sobre matadouro até sexta

Prefeito decretou fechamento do matadouro na última terça, 27 (Foto: facebook Prefeitura de Ribeirópolis)

Ainda sem previsão para retornar o seu funcionamento normal após o fechamento, ocorrido no dia 27 de novembro, o matadouro de Ribeirópolis passou por uma fiscalização da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) nesta terça-feira, 4. De acordo com o diretor-presidente do órgão estadual, Gilvan Dias, o resultado da análise deve ser entregue ao prefeito Antônio Passos até a próxima sexta, 7.

Segundo o presidente, levantamentos foram feitos para avaliar quais as atuais condições do matadouro e quais adequações emergenciais podem ser feitas para que ele retorne ao funcionamento, mesmo ainda não atendendo todas as demandas ambientais exigidas. Além disso, o presidente informou que “já foi traçada uma agenda para elaboração de uma licença ambiental”, declara.

Um dos problemas que precisam ser solucionados nesse primeiro momento diz respeito ao tratamento do sistema de água do local. Também será necessário, conforme o presidente, a construção de uma espécie de tanque, que serve na contenção da água e na lavagem. Atualmente, segundo o presidente da Adema, foi constatada a presença de apenas um tanque no local, que acaba ficando sobrecarregado por conta da alta demanda.

Conforme o presidente da Adema, técnicos da Vigilância Sanitária também estiveram presentes no matadouro na manhã de hoje e auxiliaram nas análises.

Entenda

O prefeito do município de Ribeirópolis decidiu fechar no dia 27 de novembro o matadouro da cidade. O fechamento do matadouro aconteceu justamente por conta da falta de licença ambiental para funcionar, e conforme o presidente da Adema, porque o município cometia outras infrações ambientais, a exemplo de resíduos que eram descartados em rios.

Por isso, a Adema multou a administração em R$30 mil, e a prefeitura resolveu fechar o local para evitar novas penalidades. Um novo relatório sobre a situação do matadouro está sendo elaborado e será encaminhado para o prefeito.

Na manhã de ontem, após uma reunião entre o órgão estadual e a prefeitura de Ribeirópolis, o deputado estadual Georgeo Passos (Rede), que é filho do prefeito e esteve presente na ocasião, informou que a prefeitura pretende atender às exigências. “No momento, está fechado temporariamente. O problema é grave para a região toda. Após a conclusão do relatório, a gestão vai tentar cumprir e fazer um cronograma de ações e pedir o licenciamento ambiental”, disse Georgeo.

por Yago de Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais